Você que acompanha o blog, sabe da importância da psicoterapia. Desde a criação do Melkberg, em 2017, eu recebo pedidos por ajuda psicológica. Agora reservei um espaço somente pra quem deseja cuidar da saúde mental. Muitas vezes, na correria do dia a dia, a mente é deixada de lado. Não é somente o corpo que merece devida atenção, pois ambas partes estão interligadas, muitas vezes sintomas físicos são causados por elementos de ordem psicológica, problemas emocionais que não sabemos como lidar. Os exames clínicos na área médica estão todos ok, então me explica o motivo do seu mal-estar?
Com o atendimento online, eu posso alcançar pessoas de todo o Brasil e também do exterior. Geralmente, as pessoas recorrem à psicoterapia quando estão sofrendo com as consequências de antigos conflitos psicológicos que mal foram resolvidos ou não foram enfrentados, seja questões de relacionamento, trabalho ou mesmo transtornos de origem mental, em algum momento crítico isso tudo se transforma em desgaste emocional perpetuado por longos períodos (quando não tratado). Tudo que é silenciado, encontra alguma maneira de gritar, chamar nossa atenção, mas como isso é na verdade um pedido de socorro, surge da pior maneira, vamos falar sobre a solução, você conhece a Psicoterapia (online)?
O que é Psicoterapia?
A palavra “psicoterapia” possui origem grega. Psykhé significa mente, já Therapeia significa o ato de curar ou ato de reestabelecer algo que foi perdido. De modo geral, a Psicoterapia é um método de tratamento mediante o qual um profissional treinado, valendo-se de meios psicológicos, em especial a comunicação verbal e a relação terapêutica, realiza, deliberadamente, uma variedade de intervenções, com o objetivo de modificar problemas de natureza emocional, cognitiva e comportamental que afetam diretamente todas as áreas (saúde, profissional, relacionamentos e etc) da vida do sujeito.
A psicoeducação, por exemplo, é um tipo de intervenção muito valorizado por diversas abordagens terapêuticas, o intuito é aumentar o conhecimento do paciente sobre o transtorno de que é portador, sobre os sintomas e mecanismos envolvidos em sua origem e perpetuação, sobre a prevenção de recaídas, assim como sobre os recursos dos quais pode dispor para lidar com suas limitações, além de explicar ao paciente como funciona o seu modelo de terapia, as estratégias envolvidas, para que ele mesmo, com o apoio e orientação do psicólogo, construa “ferramentas” mais eficazes para buscar soluções e se comprometer com a psicoterapia.
O processo terapêutico tem por objetivo ampliar o campo perceptivo do paciente, contribuindo para ele obter uma visão de mundo mais abrangente. Essa mudança na capacidade de perceber e compreender o que acontece ao seu redor, em seu cotidiano, nas suas relações, é necessária, para que a pessoa possa ressignificar os fatos que estão lhe causando dores psíquicas, podendo assim direcionar-se às novas possibilidades existenciais.
O tratamento é planejado pelo profissional e deve ser adaptado a cada paciente. Através da condução do tratamento adequado, é possível trazer de volta a saúde mental e promover o bem-estar do paciente. A psicoterapia é indicada a todos. Lidamos muito melhor com nossos dilemas e problemas quando temos o auxílio de um profissional qualificado para nos oferecer as informações necessárias e identificar possíveis pensamentos e comportamentos disfuncionais que estão enraizados, impedindo escolhas e ações mais sensatas e conscientes, hábitos mais saudáveis e realização de metas e sonhos que ficaram para trás.
Quando fazer Psicoterapia? 9 Motivos:
#1 DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL
As emoções se encontram desequilibradas, geralmente você se sente intensamente agitado ou desanimado, o que dificulta a realização de suas tarefas e o modo como se relaciona, não só isso, você também apresenta grandes preocupações e cria cenários pessimistas em sua mente, quando imagina o seu futuro.
#2 TRAUMAS
Processos traumáticos, quando a dor de uma perda, separação, violência ou mudança repentina na vida gerou intenso estresse que não foi embora e com isso a tristeza começou a interferir no seu comportamento, provocando o isolamento social ou distanciamento de suas obrigações.
#3 DORES CRÔNICAS
Conflitos emocionais não resolvidos são refletidos em dores físicas, por exemplo, o estresse crônico pode se manifestar em sintomas psicossomáticos como dores abdominais e estomacais, queda do sistema imunológico, emagrecimento ou ganho de peso, queda de cabelo, dores musculares e enxaqueca, fadiga e etc.
#4 ABUSO DE SUBSTÂNCIAS
Abuso de substâncias lícitas ou ilícitas, pode ser encarada como uma “automedicação”, isto é, o sujeito busca alívio para alguma desordem que ele apresenta, seja ela psicológica, emocional ou social, gerando ainda mais transtornos para a própria vida e das pessoas com quem se relaciona.
#5 APATIA E FALTA DE VONTADE
Os hobbies que você sempre teve e te proporcionavam prazer, já não te chamam mais a atenção. Você não sente mais vontade de sair com os amigos, praticar um esporte ou frequentar um curso que antes gostava. É uma sensação de desilusão, de que tudo não faz mais sentido. Às vezes, você pode até querer, mas não consegue se esforçar e realizar as ações que deseja.
A desconexão com aquilo que antes gostava de fazer ou quando a relação social e o relacionamento íntimo estão esfriando, também são indícios que chegou o momento de procurar psicoterapia e entender o que está acontecendo. A apatia e insatisfação podem indicar transtornos mentais que irão se agravar com o tempo, provocando falta de atenção e perda da produtividade, afetando diretamente o desempenho no trabalho por manifestação de uma depressão não tratada, por exemplo.
#6 COMPORTAMENTOS DISFUNCIONAIS
Certos comportamentos disfuncionais ou compulsivos podem desencadear uma série de transtornos mentais. Infelizmente, muitas pessoas sem o diagnóstico, fazem uso da automedicação, o que acaba por intensificar os sintomas. Não é fácil lidar com as próprias emoções e não dar atenção a isso, não é a melhor opção. Tudo vai se tornando uma bola de neve, os problemas psicológicos atingem não apenas o indivíduo como também as pessoas que convivem com ele. Se conhecer mais e buscar o autocontrole é essencial para saber enfrentar seus obstáculos e isso pode ser feito com a ajuda de um psicólogo que irá melhor orientá-lo.
#7 RELACIONAMENTOS DESGASTADOS
Amigos, familiares, namorado(a) ou cônjuge não te agradam mais e você está com dificuldade em interagir com eles, não entende bem o motivo e deseja modificar isso? Muitas vezes, as pessoas mais importantes para você não conseguem compreender o que de fato está acontecendo contigo, o porquê e o que podem fazer para ajudá-lo. A melhor pessoa para resolver essa situação é você mesmo, mas diante dessa dificuldade, nada mais apropriado que buscar a psicoterapia.
#8 NÃO CONSEGUE DEFINIR METAS E DESEJOS
Durante a psicoterapia, o profissional vai ajudá-lo a encontrar e aplicar as ferramentas certas no momento em que bate o sentimento de querer realizar algo, mas não sabe definir bem o que é. Essa sensação pode estar infiltrada e (muito bem) misturada com o “querer” de pais, marido, esposa, namorado(a), amigos e a sociedade em geral.
Quantas vezes você já não ouviu que é fundamental procurar um emprego antes de casar? E que depois de casar é hora ter filhos? Aí você começa a pensar, sendo influenciado ou pressionado a tomar certas atitudes que você mesmo não deseja. As expectativas dos outros misturam-se aos nossos desejos, tudo vira uma confusão mental e não sabemos mais diferenciar o que realmente queremos do que querem de nós. Muitas vezes essas pessoas também sofrem essa influência por um hábito enraizado na sociedade, então acabam fazendo as mesmas cobranças quase no automático, entretanto a sua vida é mais importante que tudo isso e somente diz respeito a você descobrir o que sonha para o seu futuro.
#9 CONHEÇA A PSICOTERAPIA ONLINE DO MELKBERG
Para você que é leitor assíduo do blog ou é novo por aqui: (1) se há uma identificação com minhas ideias, gosta de acompanhar os artigos do blog; (2) não tem tempo ou não pode ir até um consultório clínico; (3) sempre teve aquela velha curiosidade em saber como é fazer psicoterapia ou mesmo já passou por psicólogos, mas as sessões foram interrompias. Eu te convido agora a visitar o espaço de psicoterapia online do Melkberg. A entrevista inicial tem um preço reduzido para podermos nos conhecer, saber quais são as suas expectativas, dúvidas sobre o processo terapêutico ou falar livremente já, conforme sua vontade ou necessidade de aliviar alguma angústia.
Quem tiver curiosidade em saber como funciona a psicoterapia online aqui, é só deixar seu comentário! Espero que tenham gostado da novidade. Quem confia no meu trabalho, estou de portas abertas para construir uma boa relação terapêutica transformadora para as nossas psiques :)
Quero fazer Psicoterapia!
Sua saúde mental merece atenção e cuidado. Aqui no Melkberg existe um espaço próprio para isso. Clique no link abaixo para agendar a sua sessão de psicoterapia online que melhor se adeque ao seu horário.
Achei interessante e gostaria de fazer, mas neste momento não posso.
Tenho ouvido as pessoas indicarem terapia para tudo, mas não sei como na prática é feito para ajudar. Eu tive 2 curtas experiência no passado e achei q foram de pouca ajuda. E conheci um caso próximo q tb nao ajudou. Eram situações de muito ouvir, de muitas perguntas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Compreendo. Obrigada por compartilhar sua experiência. Acredito que a sua dúvida é similar à de outras pessoas. São vários os motivos que podem explicar uma psicoterapia interrompida ou malsucedida. Antes de tudo, o processo terapêutico deve se basear numa boa relação colaborativa entre o psicólogo e o paciente, contudo o paciente deve estar motivado, se ele buscar tratamento por pedido de terceiros, provavelmente haverá a desistência. É comum que o paciente deposite a responsabilidade do insucesso na abordagem e técnicas utilizadas pelo psicólogo, mas há muitos relatos de pessoas que persistiram e ficaram satisfeitas com um novo psicólogo com a mesma abordagem do antigo. Isso ocorre porque o mais importante é haver a aliança terapêutica. Uma boa psicoterapia não termina no final da sessão, ela continua exercendo sua função mesmo distante do psicólogo. Muitas pessoas quando encontram o psicólogo que elas gostam, não o abandonam, pois não foi uma tarefa fácil achá-lo. Independente da abordagem ou do tempo de experiência do psicólogo, como eu disse antes, o essencial para dar certo é a identificação e relação de confiança mútua.
CurtirCurtido por 1 pessoa