O Mago das Mentiras: a Pirâmide de Bernie Madoff - Melkberg - psicologia, arte & cultura

O Mago das Mentiras: a Pirâmide de Bernie Madoff

Com a atuação excepcional de Robert de Niro no papel de Bernie Madoff, O Mago das Mentiras revela como funcionavam os investimentos da maior pirâmide da história – as fraudes, mentiras e trapaças – e como a família do consultor financeiro foi arrastada para o foco deste escândalo que levou à falência centenas de corporações e pequenos investidores, incluindo a própria cunhada de Bernie Madoff.

Produzido pela HBO Films, o filme foi baseado no livro “O Mago das Mentiras: Bernard Madoff e a História da Maior Fraude Financeira de Todos os Tempos”, de Diana B. Henriques, elaborado a partir de inúmeras entrevistas da jornalista com Bernie Madoff enquanto esteve na prisão.

No elenco do filme está, ainda, a atriz Michelle Pfeiffer, que interpreta Ruth Madoff, a esposa envolvida também no esquema Ponzi (em pirâmide). O roteiro explora a destruição da família milionária e como era a relação entre eles antes de depois de descobrir as fraudes do patriarca.

14.04-Maddoff
Bernie Madoff

6047412988a922f1ecf2363c3e0dab8ced9963395a85ea0ef442a5feeac2ba4ded33eb27._SX1080_

A Fraude do Esquema de Pirâmide

Bernie Madoff foi um dos investidores mais admirados de Wall Street e Presidente de diversas comissões reguladoras dos EUA, criou inúmeras regras de como o mercado devia operar. Graças ao acesso a autoridades do mercado financeiro, ele circulava na elite nova-iorquina e usava o carisma para atrair novos investidores, mas os tempos de glória ficaram para trás quando foi condenado por desviar 65 bilhões de dólares do fundo de investimento que ele gerenciava.

Basicamente, o esquema de pirâmide financeira acontece quando alguém paga a mais dentro do grupo para um ou mais indivíduos ganharam em cima dos outros. Dessa forma, Bernie Madoff pagava os investidores já existentes com o dinheiro dos novos clientes. Com isso, ele conseguia manter sua fraude, prometendo grandes lucros em pouco tempo.

Os clientes não se preocupavam com nada, enquanto a bolsa de valores só caia, o dinheiro deles continuava subindo. Bernie Madoff afirmou que suas vítimas não desconfiaram, pois também eram gananciosos como ele. Além disso, o esquema fraudulento só permaneceu por tanto tempo, porque Madoff tinha contato de várias pessoas do governo, o que dificultava qualquer processo de investigação.

Bernie Madoff enganou clientes e amigos por mais de 20 anos e assim conseguiu criar uma respeitável firma em que todos queriam participar, afinal os retornos eram altos mesmo na época que os EUA vivam em recessão econômica. O ano de 2008 ficou marcado como um dos períodos mais difíceis da história do mercado financeiro em consequência da “Bolha Imobiliária”, os investidores de Madoff começaram então a sacar o dinheiro do fundo e a verdade veio à tona. Em dezembro daquele fatídico ano, o império caiu em ruínas: autor de 11 crimes, Madoff foi sentenciado a mais de 150 anos em uma cadeia de segurança máxima e todos os seus bens foram confiscados, sua família foi perseguida, destruída, e seus clientes terminaram arruinados.

3631117534da83e01_F-gZ6GgBgUVsmLuv6JyZXj43

Família Madoff

Magnata de Wall Street, Madoff era muito confiante de si e ganancioso, obcecado por poder, ignorou as possíveis consequências do seus atos que atingiram não só a sua família, mas também a vida de milhares de pessoas. O filme dirigido por Barry Levinson explora o quão desgastante foi esse escândalo para todos os envolvidos, entre autoridades, funcionários, familiares e vítimas. A partir da confissão de Madoff, o drama familiar e profissional é abordado. Em O Mago das Mentiras, as sensações de inquietude e constrangimento são frequentes.

É interessante observar o comportamento de cada membro da família após o escândalo. Com todos os jornais divulgando as notícias, sempre questionando a inocência dos entes familiares. Os filhos e a esposa do grande consultor financeiro passaram a ser excluídos e banalizados de qualquer círculo social. Exaustos, o casal milionário tenta o suicídio através de um coquetel de medicamentos. Dopados, eles dormem ao som de “Have Yourself A Merry Little Christmas”, mas falham na tentativa.

Cercados por paparazzi e julgamentos de toda a sociedade, a família desmoronou, os dois filhos tiveram desfechos trágicos, o casamento de Madoff acabou, a solidão habitou cada um após a prisão e afastamento do patriarca. Para família era como se ele tivesse morrido, não o reconheciam mais diante tamanha decepção, acreditavam que ele era honesto e depois seu nome ficou estampado nas manchetes conhecido pelo maior esquema de fraudes e pirâmide financeira.

Bernie Madoff subjugava as pessoas, isso fica evidente na cena em que aparece obrigando o filho a comer sua lagosta, mesmo ele não querendo. Apreensivo antes da condenação, ele também não pensa duas vezes e destrata sua neta de 8 anos com uma agressividade desproporcional.

Havia uma rivalidade entre os irmãos Madoff. O mais novo necessitava da aprovação do pai e se frustrou terrivelmente ao perceber que o patriarca acredita que o primogênito era mais competente para administrar as empresas da família. Os irmãos mal se falavam, depois que Mark se casou, acabou se distanciando de todos da família, sua esposa o controlava e manipulava, fazendo-o sair da empresa do pai para abrir seu próprio negócio, mesmo sabendo que Bernie Madoff ficaria desapontado com a decisão do filho.

Com o pai preso, se sentindo desamparado, sem apoio familiar, Mark ficou muito abalado e sozinho em seu apartamento, ele cometeu suicídio por enforcamento. Sua esposa não estava próxima dele por egoísmo, já que estava cansada do estado psicológico alterado do marido e por isso, resolveu se ausentar. Quatro anos depois, Andrew (o mais novo) morreu em decorrência do câncer.

Quando casada, Ruth Madoff não queria se envolver nos assuntos profissionais do marido, talvez ela desconfiasse das fraudes, mas preferiria se enganar para não encarar a verdade. Depois da revelação do crime, ela quis permanecer ao lado do marido, porém foi forçada a se distanciar a pedido dos filhos que se sentiram muito lesados pelo pai. No entanto, o afastamento do marido gerou ainda mais sofrimento, para ela era impossível esquecer que ele existia, em todas suas memórias Bernie Madoff estava lá. Ruth continuo por um bom tempo visitando Madoff na prisão e contando a ele as notícias sobre a família. A ex-milionária foi morar com a irmã (que também foi vítima do cunhado), começou a trabalhar, levando uma vida simples e cheia de preocupações.

maxresdefault28_TTL611154

_118053390_hi066763818
Bernie Madoff

Bernie Madoff era Psicopata?

O protagonista parecia conformado após o caos provocado e expressava um ar de superioridade e arrogância na condução de suas falas e atitudes dentro e fora da empresa, a verdade é que ele sempre foi protegido pelas autoridades, por isso continuou cometendo suas fraudes. Contudo, seu corpo gritava de dor denunciando todos os anos de fingimento, Robert De Niro interpreta de forma minuciosa as aflições do magnata, sofrendo de dor crônica nas costas enquanto carregava sozinho o peso do seu esquema ilícito na bolsa de valores.

Os filhos e a esposa jamais imaginaram que a vida deles se transformaria num inferno. Ironicamente, por mais egoísta, frio e calculista que Madoff parecesse, a justificativa dele para o crime era sempre: “proteger e cuidar da minha família”.

Não acredito que Bernie Madoff era psicopata como ficou sugestionado na indagação no final do filme, pois ele tenta se matar para se livrar do julgamento das pessoas ou qualquer peso da consequência de suas atitudes, o que é incomum no psicopata.

Antes de ser descoberto, Madoff estava farto do próprio esquema Ponzi, então parecia começar a sentir algum arrependimento ou até vergonha, o que também não ocorre na mente do psicopata. É claro que o milionário cometeu todos os crimes, pois se achava um gigante indestrutível como ele realmente era antes da bomba estourar. Se eu tivesse que arriscar um transtorno mental, Madoff possuía uma personalidade do tipo antissocial, mais próxima da sociopatia (que tem como característica a diminuição dos sinais e sintomas com o avanço da idade).

No ano de 2021, Bernie Madoff morreu aos 82 anos numa prisão federal dos Estados Unidos. Enquanto isso, na realidade brasileira, muitos se enriquecem de forma ilícita e ainda são vangloriados pela população, quando presos cumprem míseros dois, três anos de pena numa cela de luxo ou no conforto de sua casa, apenas com uma tornozeleira eletrônica que mais serve de adereço para identificar os fora da lei.

TRAILER DO FILME

Você gosta do conteúdo do blog e deseja fazer Psicoterapia?

Aqui no Melkberg existe um espaço exclusivo para isso. Clique no link abaixo para agendar a sua sessão de psicoterapia online que melhor se adeque ao seu horário.

2 comentários em “O Mago das Mentiras: a Pirâmide de Bernie Madoff”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s