6 Etapas para Superar o Medo de Falhar e o Fracasso - psicologia, arte & cultura Melkberg - aprender - erros - falhar - fracasso - medo - medo de falhar - vida

Enfrente o Medo de Falhar e Vença o Fracasso em 6 Etapas

Aqueles vistos como vencedores sempre serão os elogiados e idolatrados. A rejeição social ao fracasso estimula um mecanismo de defesa nas pessoas que as fazem não admitir suas falhas e nem suas limitações pessoais. Não ser responsável por suas ações não elimina seus resultados. Por mais que exista uma permanente competitividade e pressão em sermos melhores em tudo, nós somos humanos e estamos passíveis a cometer erros, quando não aceitamos isso, estamos abrindo a porta para mais ansiedade e estresse. Lembrem-se, os erros fazem parte de todo o processo de aprendizagem.

Todo mundo em algum momento da vida já sentiu o medo do fracasso, faz parte da natureza humana. Sempre que saímos da nossa zona de conforto, nos sentimos inseguros e assustados com medo de falhar, entretanto caso você não consiga quebrar essa barreira psicológica, o medo pode te imobilizar e sabotar as suas futuras conquistas. Quando não permitimos a possibilidade de falhar, estamos simultaneamente impedindo que boa parte do nosso potencial criativo se exponha.

Causas do medo de falhar

A origem do medo do fracasso pode estar ligada a eventos do passado, quando na infância os pais foram muito críticos ou não apoiaram os filhos, ou pode estar ligado a um episódio traumático na fase adulta que desencadeou um sentimento negativo de derrota e humilhação.

Se você desiste antes mesmo de tentar qualquer coisa nova em sua vida, preste atenção no que alimenta o seu medo de falhar. Tome cuidado com: padrão de pensamento negativo; baixa autoestima e baixa autoconfiança; autossabotagem como a procrastinação; relutância em experimentar coisas novas e desafios; metas incoerentes e irrealistas que só aumentam as chances de frustração e sensação de incapacidade; e o perfeccionismo exagerado, quando você foca em fazer tudo muito certinho e esquece de explorar novas possibilidades, de “pensar fora da caixa”, eliminando a inovação.

Não aceitar a possibilidade de falhar, o medo de se arriscar, de fazer coisas novas, de inovar, pode levar a perda do contato com a realidade, tornando sua vida sem graça, estagnada e cinzenta demais. O fracasso é definido como a ausência de êxito, mas o significado verdadeiro depende de como você o encara.

Como enfrentar?

  • Antes de temer o desconhecido, analise todos os possíveis resultados ao enfrentá-lo. Será que o cenário pode ser realmente tão desastroso como você imagina ou está exagerando?
  • Aprenda a pensar de forma mais positiva. O pensamento positivo é uma maneira incrivelmente poderosa de construir autoconfiança e impedir a autossabotagem.
  • Se você tem medo de falhar em algo, criar um “plano B” pode ajudá-lo a se sentir mais confiante para seguir em frente com seu desafio.
  • Pergunte a si mesmo: O que posso aprender com essa situação? Como posso crescer como pessoa após essa experiência? Quantos benefícios (liste ao menos três) irei ganhar ao enfrentar meu medo?

Seu plano não deu certo? 6 Etapas para vencer o fracasso

1 Pause, coloque as ideias no lugar e converse a respeito

Ignorar o ocorrido, reprimir o seu desapontamento não é recomendável. Reserve um tempo para você se acalmar e colocar para fora tudo aquilo que está te fazendo se sentir mal. É importante desabafar com alguém de confiança sobre a sua frustração, dizer o que deu de errado, sem que haja o medo de julgamento. Fale com o seu melhor amigo, um familiar ou com o psicólogo, é importante se expressar e ser escutado nesse momento. Com o tempo, essas emoções estarão melhores elaboradas.

2 Não seja dominado pelo fracasso

O fracasso é um evento caracterizado por expectativas não correspondidas, uma situação que não ocorreu como você esperava, mas não o incorpore como uma identidade de fracassado, derrotado. É inevitável falhar, todos nós erramos, não torne o fracasso como parte de quem você é.

3 Aceite, é a hora de aprender com os erros

O fracasso pode nos fornecer muita informação, revelar onde erramos e quais os pontos devem ser aprimorados, por isso é importante compreendê-lo. Perceba honestamente qual foi a sua parcela de culpa, apenas assumindo os erros é possível identificá-los, aprender com eles e seguir em frente para tudo se ajeitar. Essa etapa pode ser um exercício mental doloroso, contudo é gratificante no futuro, principalmente ao levarmos em conta a quantidade de conhecimento que somamos com essas experiências.

4 Seja mais realista

Nem sempre acertamos ao imaginar um determinado desfecho. Este tipo de situação desprazerosa pode nos ensinar a não sermos tão específicos em nossos desejos ou irrealistas. A decepção poderá mudar o seu ponto de vista sobre a sua vida. Quando você parar de se lamentar pelo ocorrido, se distancie da situação e obtenha um olhar imparcial de observador. Trabalhe sua objetividade, seja nessa hora menos emocional e mais racional, perceba as lições que este fracasso te ensinou.

5 Encare o fracasso

Sofreu uma injustiça e uma “puxada de tapete”? Está passando por grande estresse e dificuldades pessoais? Então o fracasso pode te tornar mais forte, resiliente, o deixará mais cuidadoso com seus colegas de trabalho, com suas amizades e namorados que escolhe, e para que não cometa mais os mesmos erros. É um momento difícil, eu sei, mas será nessa situação que você vai se sentir obrigado a desenvolver habilidades emocionais e psicológicas para lidar com as fases difíceis. Quando você supera o fracasso e o tempo passa, você para de sofrer e compreende que esse foi um ponto de mudança necessário para sua vida, para você enxergar o passado com mais clareza e ser mais cauteloso, reservado e criterioso em seus relacionamentos interpessoais.

6 Recomece!

O fracasso pode oferecer a chance de uma nova fase na sua vida. Considerar possibilidades infinitas é essencial, quando recomeçamos do zero, podemos ir para qualquer lugar, fazer novas escolhas e tomar melhores atitudes. Preste atenção para não cair na armadilha de andar em círculos, não repita o que sempre foi feito. Abra espaço para o novo!

ARTE: Taglia Cantoni e Fracasso (1742), por Andien de Clermont.

2 comentários em “Enfrente o Medo de Falhar e Vença o Fracasso em 6 Etapas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s