Resumo E Explicação Do Filme: O Iluminado - blog de psicologia Melkberg - Hotel Overlook - Jack - Danny - Torrance - O Iluminado - filme - zelador - Wendy - passado - história - escritor - cena

Resumo e Explicação do Filme: O Iluminado

Jack Torrance se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.

Considerado uma das obras-primas do mestre do terror Stephen King, O Iluminado é também uma das melhores adaptações cinematográficas de um livro, mesmo King discordando. O fato é que o sucesso do filme permanece até hoje. Para mim, o trabalho do diretor Stanley Kubrick é insuperável, por isso “Doutor do Sono” que funciona como uma sequência de O Iluminado, não agradou muito aos fãs.

O Iluminado despertou meu fascínio desde a primeira vez que ouvi sobre a história do assustador Hotel Overlook. A ambientação do filme é muito atraente, os cenários, as cores são inesquecíveis, a trilha sonora é de arrepiar. Grande clássico do cinema, esse horror psicológico mostra como o isolamento social pode destruir a mente humana e despertar o pior de cada um.

Em direção às Montanhas Rochosas do Colorado, acompanhamos o fusca amarelo da família Torrance indo de encontro à tragédia. Um evento macabro ocorreu no passado do hotel. O antigo zelador enlouqueceu durante o inverno, matou sua família e depois se suicidou. Jack Torrance é avisado sobre o evento sombrio, mas não demonstra nenhum espanto, aceita a vaga e não comenta nada com sua esposa. Porém, seu filho Danny possui habilidades psíquicas que lhe permitem pressentir que existe algo de errado no Hotel Overlook.

the-shining-family-car-9x162012122707426O-Iluminado-quarto-237-capa

Sem ninguém com quem brincar, nos intermináveis corredores do hotel, Danny circula em seu triciclo, toda vez que ele passa pelo quarto 237 sente arrepios, uma presença sombria muito forte está trancada, pronta para ser libertada e trazer à tona o passado sangrento.

Seu pai, Jack Torrance, é um aspirante a escritor e alcoólatra em recuperação, era professor de literatura e foi demitido devido ao seu comportamento explosivo. Quando bebe fica violento, inclusive, já agrediu Danny. Wendy parece omissa, ela é a típica dona de casa e vive para agradar o marido.

O contínuo isolamento provoca sérios problemas mentais em Jack, se tornando uma ameaça para sua família, gradativamente ele fica mais agressivo e perigoso, sendo manipulado pela presença sobrenatural do antigo zelador. Como uma marionete do mal, Jack inicia um jogo de gato e rato com a esposa e filho. O diretor Stanley Kubrick prioriza a lenta construção do suspense, por isso a cada minuto a agonia vai aumentando no espectador ao sentir que algo de perturbador se aproxima, sem saber ao certo quando será revelada a brutalidade de Jack. A intenção é conduzir o espectador ao estado paranoico do zelador e perceber como a mente humana pode ser frágil quando invadida pela loucura e por fantasias do medo.

O mais assustador é que Jack poderia ser uma pessoa comum, passando por uma crise que muita gente pode estar enfrentando nesse momento. Ele se sente fraco por ser dependente do álcool e rebaixado por ser obrigado a aceitar o cargo de zelador, que não condiz com sua formação profissional.

1*VqcNS0xPWv_rO4cKEgjPJgWendy-Torrance-The-shining1*34YGbGnTKTCu6khSg1DpoQ

Entrando num estado de demência, Jack resolve ir para o salão de festas e quando aceita o drink oferecido por um fantasma, ele sofre uma recaída. Enquanto bebe, ele conversa com o antigo zelador e reclama da família, o quanto perdeu o controle sobre eles, a assombração alerta que Danny está chamando Dick (o cozinheiro) para voltar ao hotel, sugerindo que Jack seja firme e se imponha a todo custo. Posteriormente, Jack aparece em cena cortando os meios de comunicação do Hotel Overlook.

Atormentado, ele tem uma pesadelo premonitório em que assassina e esquarteja sua própria família. Mesmo assustado, ele coloca em prática sua premonição, perseguindo-os na cena icônica e memorável do machado. Jack golpeia a machadadas a porta do banheiro em que sua esposa e filho estão trancados, ao quebrar a porta, ele coloca o seu rosto na fresta aberta, dizendo medonhamente: “Heeeere’s Johnny!”.

Em plena nevasca, sem ter para onde ir. Muito inteligente, o menino Danny atraiu o pai até o jardim em forma de labirinto e criou pegadas invertidas na neve. Jack fica confuso, perdido e acaba morrendo de hipotermia. Danny e Wendy conseguem assim escapar do assassinato.

A cena mais confusa é a última. No final do filme, a câmera lentamente foca numa antiga fotografia de 1921, onde aparece Jack Torrance vestindo um smoking, acompanhado de várias pessoas em uma festa. Se a história se passa nos anos 80, como ele está com a aparência jovem na foto? Podemos explicar isso utilizando a metáfora do duplo (doppelgänger) como alguém idêntico ao Jack, mas com tudo que ele rejeita nele mesmo, ou seja, como O Estranho (Das Unheimliche) que habitava na mente dele, sendo assim Jack estava preso ao hotel de uma forma oculta e o assassinato precisava ser revivido nos períodos em que o Hotel Overlook permanecia fechado durante a forte nevasca e a família Torrance era perfeita para isso, pois já tinha um histórico problemático. Agora o espírito de Jack estava integrado àquele lugar e às assombrações do passado, encontrando o lar dele, o mundo sombrio e também real, familiar.

the-shining-maze-footprints-9x16the_shining_-jack-frozenshiningending2

Ainda está confuso com o final? Se você também gosta do filme e apoia o meu trabalho, não deixe de conferir minha participação no cine clube da Escola de Artes Celso Lisboa, lá eu expus minha interpretação psicológica/psicanalítica sobre O Iluminado, compartilhe com mais pessoas ;)

Você gosta do conteúdo do blog e deseja fazer Psicoterapia?

Aqui no Melkberg existe um espaço exclusivo para isso. Clique no link abaixo para agendar a sua sessão de psicoterapia online que melhor se adeque ao seu horário.

2 comentários em “Resumo e Explicação do Filme: O Iluminado”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s