Violência psicológica é crime? Saiba identificar os sinais, o agressor e a vítima

É a ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.
Conselho Nacional de Justiça

Violência psicológica é aquela que fere a alma, o psicológico, o emocional. Na maior parte dos casos, a violência psicológica ocorre quando existe uma relação desigual de poder. Sendo assim, o agressor exerce sua autoridade sobre a vítima, sujeitando-a à aplicação de maus-tratos mentais, psicológicos de forma contínua e intencional, causando a humilhação, ridicularização, sensação de incompetência pessoal, perda de autonomia e dignidade. Depois de maltratar o psicológico, a integridade física da vítima entra em risco.

A agressão psicológica é realizada, principalmente, através do uso da linguagem, nomeando, rotulando e desqualificando o sujeito. As “alfinetadas” constantes, o “tirar sarro da cara do outro”, ofensas ou indiferença e desprezo afetivo atingem de forma recorrente com nítida intenção de prejudicar o autoconceito, a autoimagem e a autoestima da vítima.

A violência psicológica começa dentro de casa, no âmbito doméstico e familiar que os agressores aprendem a violentar. A opressão, desrespeito e diminuição da vontade do outro através do grito, da ordem e submissão, o “cala a boca”, que impedi a expressão verbal de ideias contrárias ao chefe de família, o senhor e senhora da casa, são algumas maneiras usadas para violentar e desqualificar o outro, considerado inferior dentro de uma hierarquia.

Violência psicológica é crime? Saiba identificar os sinais, o agressor e a vítima - blog de psicologia Melkberg - violência psicológica - vítima - agressor - crime - dependência afetiva - carência afetiva - psicológico - formas - sofre - sinais

Quem sofre de violência psicológica?

Mulheres, crianças, portadores de qualquer deficiência, idosos, homens… geralmente o agressor escolhe o perfil de pessoas dependentes, inofensivas e inseguras. Quem sofre de violência psicológica é negligenciado e torturado psicologicamente pela desproporcional impaciência e intolerância do agressor. A vítima dominada pelo agressor, na maioria das vezes, possui baixa autoestima, provavelmente devido ao histórico de angústia e opressão em sua vida.

Dependência Afetiva

Em muitos casos, podemos observar que a dependência afetiva está ligada à violência psicológica, principalmente, em relacionamentos amorosos. A vítima guarda em segredo seu sofrimento e, confundi agressividade e ameaças com proteção e desespero em manter o relacionamento.

Como identificar os sinais?

Os agressores psicológicos são pessoas que sabem manipular, eles conseguem introjetar o sentimento de culpa na vítima e punem ela quando toma atitudes contrárias ou expressa pensamentos diferentes do agressor, isso tudo se inicia de maneira sutil para que a vítima não perceba e piora com o tempo.

Preste atenção nos seguintes sinais, para identificar se você sofre de violência psicológica: A pessoa com quem se relaciona, te sufoca e controla sua vida, quer saber todos os seus passos, ultrapassando os limites da privacidade e liberdade individual; o agressor te coagi e pressiona a fazer tudo como ele quer e ainda te critica, para mostrar que você nunca está à altura dele; você é alvo de “brincadeiras” aparentemente inofensivas que denigrem e acabam com sua autoestima aos poucos; com o tempo, você se afastou de seus amigos, familiares e também das atividades que antes proporcionavam prazer; sempre se sente ansioso(a) e angustiado(a). Verificado esses sinais, a dependência afetiva ou manipulação e intimidação já foram estabelecidos, dificultando o pedido de ajuda e a busca de tratamento, esteja ciente que você já se encontra coagido(a) e envergonhado(a) de conversar sobre isso com alguém.

Violência psicológica é crime? Saiba identificar os sinais, o agressor e a vítima - blog de psicologia Melkberg - violência psicológica - vítima - agressor - crime - dependência afetiva - carência afetiva - psicológico - formas - sofre - sinais

Quais as formas de violência psicológica?

CAUSAR DEPENDÊNCIA DO OUTRO acontece quando o agressor identifica a carência afetiva na vítima e usa disso para controlar o comportamento dela e fazê-la sentir incapaz de tomar suas próprias decisões.

VIOLÊNCIA VERBAL expressada por palavrão e xingamento, com o objetivo de desqualificar e julgar o outro como inferior.

INDIFERENÇA omissão ou o descaso com a vida e as necessidades da vítima, o que pode ser tão sofrido quanto receber qualquer tipo de desaprovação declarada.

INTOLERÂNCIA OU DISCRIMINAÇÃO o agressor despreza as características culturais, valores e crenças diferentes das suas.

PERSEGUIÇÃO não basta ridicularizar e intimidar apenas uma vez, o agressor faz isso constantemente, afastando todos ao redor da vítima. Conhecido como bullying nas escolas e assédio moral no trabalho, comprometendo as notas e desenvolvimento do aluno, e causando baixo rendimento e produção do trabalhador, fazendo-o sentir incompetente e desmotivado.

CHANTAGEM prática imoral que consiste em condicionar o outro ao coagir e ameaçar para que consiga o resultado que satisfaça apenas a vontade do próprio chantagista, trazendo grandes prejuízos à vítima.

Danos causados na vítima de violência psicológica

O estresse, medo, vergonha e angústia causados pela violência psicológica deixam marcas profundas na mente, provocando o adoecimento psicológico, como: complexo de inferioridade; depressão; isolamento social, pânico e fobias; sintomas paranóides; transtornos alimentares e outros tipos de compulsões; e consequentemente o suicídio, caso a vítima não procure tratamento psicológico para superar o trauma, a depressão e conseguir confiar novamente no ser humano.

Violência psicológica é crime? Saiba identificar os sinais, o agressor e a vítima - blog de psicologia Melkberg - violência psicológica - vítima - agressor - crime - dependência afetiva - carência afetiva - psicológico - formas - sofre - sinais

Violência psicológica é crime?

A violência psicológica é um crime aparentemente invisível, que paralisa suas vítimas durante anos. Está previsto em lei como crime passivo de punição criminal e civil, porém como não existe uma forma de comprovar isso nas delegacias, nenhuma medida de punição é tomada devidamente. Se os crimes visíveis são esquecidos em nosso país, imagine como os crimes invisíveis são tratados pelas autoridades…

É preciso coragem e escolher alguém de confiança para contar sobre seu sofrimento, pois nos primeiros passos ao pedir socorro, infelizmente, muitas vítimas caem nas mãos de pessoas que julgam elas como sensíveis demais, que não sabem se relacionar e até mesmo como loucas, complicando e adiando a solução do problema.

As vítimas podem ser encaminhas para orientação e proteção de seus direitos, pelo: Conselho Tutelar (Crianças e adolescentes); Delegacia da Mulher; Conselho Municipal do Idoso; Ministério do Trabalho ou Ministério Público do Trabalho; e na ausência desses órgãos públicos, procurar a Promotoria Pública Estadual. Em caso de depressão, podem ligar para o número 188 e pedir apoio emocional e orientação ao Centro de Valorização da Vida (CVV), conversando em total sigilo e de forma gratuita, também existe o e-mail e chat 24 horas todos os dias, clique aqui para saber mais.

Não se acomode! Se o agressor não reconhece o problema, mantenha distância dele e procure ajuda. O próprio sentimento de culpa que o agressor introjeta em você é para causar confusão e te impedir de sair dessa situação.

Violência psicológica é crime? Saiba identificar os sinais, o agressor e a vítima - blog de psicologia Melkberg - violência psicológica - vítima - agressor - crime - dependência afetiva - carência afetiva - psicológico - formas - sofre - sinais

Imagens – Pinterest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s