Livro: Introdução à Psicologia Junguiana - arte, cultura & psicologia Melkberg - carl jung - introdução à psicologia junguiana - Jung - LIVRO - psicologia junguiana

Livro: Introdução à Psicologia Junguiana

Não subestime este livro pelo número razoável de páginas. Aqui você encontrará um apanhado dos principais conceitos junguianos teóricos e práticos, ensinados de forma clara, leve e didática, o que diminui qualquer insegurança diante do aprendizado e facilita muito o entendimento para os viajantes iniciantes pela Psicologia Analítica. Este é o primeiro volume da nova coleção Biblioteca Cultrix de Psicologia Junguiana e proporciona uma excelente base, estímulo intelectual e novas perspectivas sobre o entendimento da psique humana, a partir das contribuições de Carl Gustav Jung.

A Psicologia Junguiana também conhecida como Analítica, abordagem teórica e prática desenvolvida e criada por Carl Jung, visa compreender a psique humana para além do tratamento psicológico e dos transtornos mentais. Jung foi responsável por explorar e conceituar o inconsciente coletivo, padrões arquetípicos de personalidade e o significado dos sonhos. Introdução à Psicologia Junguiana ensina não só a teoria como também nos introduz à história de vida de um homem que pesquisou sobre a psique humana buscando respostas em si, no meio social e na conexão com a natureza. Saberemos como foi sua infância, juventude, formação acadêmica, iniciação na escola freudiana de psicanálise, a amizade e rompimento com seu mestre Sigmund Freud.

wp-1634505184325

Incansável estudioso da psique, Jung aprendeu logo no início da carreira que a mente inconsciente revela-se por meio dos sintomas, verbalizações, alucinações e visões dos pacientes. Para ele, o inconsciente se manifesta com maior clareza nos chamados fenômenos ocultos, no simbolismo religioso, na mitologia, astrologia e sonhos. Psicólogos americanos e de outros países, pouca atenção concederam ao grande psicólogo e psiquiatra suíço, Carl Jung. Na maior parte das vezes, sempre que se detiveram para examinar as suas ideias, fizeram-no para rejeitá-las numa compreensão errônea de Jung, talvez por ter sido um escritor erudito e discursivo em excesso, o que muitas vezes dificulta acompanhar sua linha de pensamento, principalmente quando não se está familiarizado.

Jung escreveu muitos livros. Considero Introdução à Psicologia Junguiana uma ótima porta de entrada para se ter uma visão geral dos caminhos percorridos por Jung, ainda encontramos ao final um roteiro das obras de Jung para os iniciantes e leituras recomendadas de autores junguianos. Resumindo, informações importantes, sintetizadas para que possamos mergulhar nessa abordagem que está cada vez mais ganhando os jovens psicólogos que buscam ampliar seu campo de visão.

Os escritos de Jung representam uma fonte abundante de sabedoria e inspiração, à qual podemos voltar continuamente para descobrir algo novo a respeito de nós mesmos e do mundo. Eis por que ler Jung constitui uma experiência singularmente enriquecedora e reanimadora. Só tenho a dizer que a leitura desta obra me despertou identificação, reflexão e autoconhecimento. Indico a todos!

A finalidade única da existência humana é a de acender uma luz na escuridão do ser.

Carl Jung

Ficou com vontade de ler?

Encontre aqui o livro Introdução à Psicologia Junguiana, por Calvin S. Hall e Vernon J. Nordby. Clique abaixo para conferir esta e outras ofertas.

4 comentários em “Livro: Introdução à Psicologia Junguiana”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s