TOC TOC TOC… A Porta dos Pensamentos Obsessivos e do Ritual Compulsivo

Toc Toc Toc, o transtorno obsessivo compulsivo parece um bater de porta incessante, sem hora marcada, ele pode surgir a qualquer instante. Uma porta que você abre e fecha, mas não encontra saída. Você sofre e sua mente não para à procura de saída, de sair dos pensamentos obsessivos que invadem a sua mente e só encontram o alívio depois de fazer tudo o que deve ser realizado, expressado através do ritual compulsivo.

O ritual pode ser a verificação por segurança, a dúvida pela certeza, o guardar de objetos pelo futuro precisar, o não pisar em determinada cor no chão por superstição, o não tocar pelo medo da contaminação, os gestos religiosos para se proteger, as longas horas de banho e lavar de mãos infinitos, o olhar simétrico que só os perfeccionistas mais extremos conseguem ter e o incômodo persistente na mente do consciente portador do transtorno obsessivo compulsivo.

Todos nós somos invadidos por pensamentos ruins e medos, porém quem sofre desse transtorno chamado TOC, experimenta esses pensamentos de forma recorrente e persistente, só conseguindo experimentar o alívio depois que realiza seu ritual. O portador de TOC se sente mal pelo medo que esses pensamentos trazem e mais ainda que eles aconteçam de fato, pois não suportaria a culpa que carregaria.

Quanto mais se evita os pensamentos obsessivos, mais eles voltam para sua mente com força total e aí… Toc Toc Toc, mais uma vez o ritual de volta. Percebe que isso não tem fim? O comportamento compulsivo para eliminar tais pensamentos invasivos, se tornam um ciclo que dura por toda a vida, os sintomas podem enfraquecer ou piorar, dependendo da situação presente.

Quanto mais estresse, angústia e ansiedade, isto é, caso ocorra qualquer mudança na vida, mais se agrava o quadro do transtorno obsessivo compulsivo. Os efeitos do ciclo do TOC vão se tornando mais complicados, afetando as relações interpessoais do portador e impossibilitando ele, até mesmo de realizar tarefas corriqueiras do cotidiano.

O ritual vai se tornando mais demorado, desgastante e bizarro, é comum o indivíduo se atrasar, ferir suas mãos, não conseguir dormir, evitar eventos sociais ou mesmo não sair de casa, devido à grande angústia e ansiedade que o TOC traz.

Os danos não param por aí, o indivíduo portador de TOC pode virar motivo de chacota, pode perder seu emprego, seu namoro, casamento e suas amizades, por isso que ele se retrai e prefere escolher lugares isolados para conseguir continuar seu ritual e não ser humilhado.

Muitas pessoas não percebem que pode ser uma doença e levam para o pior lado, como se fosse algo ridículo, porque olhando de fora é o que aparenta, mas quem sofre desse mal chamado TOC, sofre muito e se torna prisioneiro de si mesmo e de suas manias, como os outros chamam. Manias, estas que se fecham e levam junto a vida daqueles que as fazem.

Sendo assim, feche a porta para seu ritual compulsivo e aos pensamentos ruins/catastróficos, abra mais a porta para a sua vida, não deixe que esse ciclo que você mesmo sabe que não existe lógica, domine seus próximos anos de vida. Só você tem acesso a essa porta, você consegue e deve fechá-la quando quiser e quem decide o que vai acontecer na vida do próximo, não é responsabilidade sua.

Todos nós passamos por momentos estressantes na vida, basta saber lidar melhor com eles e perceber que isso é a vida, é viver independente do que aconteça, porque momentos bons também existem e estão reservados para você, é só saber viver.

004970f7e725b2ac32340a295d73ffcb

Se você leu esse post e possui TOC, faça terapia, não tenha vergonha de procurar ajuda. Espero que você encontre a saída desse ciclo e deixe a porta permanentemente fechada para ele. Bjs!

 

Imagens – Pinterest 

2 comentários sobre “TOC TOC TOC… A Porta dos Pensamentos Obsessivos e do Ritual Compulsivo

  1. Jorge Mario Avella Ruiz

    Recentemente assisti um reportagem sobre Toc e fiquei interessado em saber que este tipo de comportamento tem que ser tratado e não ignorado. O mais importante é que cada comportamento Toc é único em cada pessoa, isto significa que o tratamento varia de pessoa em pessoa.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim, existem vários tipos de TOC e em diferentes graus. Como o portador do transtorno obsessivo compulsivo realiza os rituais escondido, ele não procura ajuda, somente quando o sofrimento é grande demais que alguém de fora percebe e o ideal é procurar ajuda sempre.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s