Importante fator envolvido na formação da personalidade, o temperamento define como você reage as situações, como se motiva ou se sente, ele é a base do seu humor e se mantém relativamente estável ao longo da vida.
Desde criança, nossas respostas emocionais já são percebidas pelos adultos, uns dizem que a criança é quieta ou inquieta, por exemplo. O que nos diferencia uns dos outros ainda na infância, é portanto herdado geneticamente.
De acordo com o filósofo e médico Cláudio Galeno, as características dos quatro elementos básicos: terra, ar, fogo e água, podem ser encontrados nos quatro humores (fluídos) que afetam as funções corporais, são eles: sangue, bile, fleuma e bile negra.

TEORIA DOS HUMORES
O “pai da medicina” chamado Hipócrates já havia desenvolvido um modelo baseado nesses quatro elementos e atribuiu a isso, quatro fluidos corporais ou “humores”. Essa teoria foi sobre o funcionamento das emoções e até hoje é aceita pela medicina oriental e alternativa.
Segundo Hipócrates, os humores não só estariam relacionados aos elementos básicos, como também às estações do ano. Para ele, esse humores predominariam em determinada estação do ano, sendo o colérico relacionado ao fogo e ao verão; o melancólico à terra e ao outono; o fleumático à água e ao inverno e o sanguíneo ao ar e à primavera.
Galeno então, expandiu a teoria dos humores para uma teoria da personalidade. Segundo ele, havia uma relação entre os quatro humores e nossas respostas emocionais e comportamentais, os temperamentos.
Para galeno, existem quatro temperamentos:
TEMPERAMENTO SANGUÍNEO
Excesso de sangue: afetuoso, sociável, expansivo, simpático, disperso, irritável, impulsivo, alegre, otimista, indisciplinado, egoísta e confiante.
TEMPERAMENTO FLEUMÁTICO
Excesso de fleuma: lento, sonhador, pacífico, dócil, preguiçoso, gentil, tímido, preso a hábitos, calculista, distante de paixões, racional e coerente.
TEMPERAMENTO COLÉRICO
Excesso de bile amarela: impetuoso, ambicioso, dominador, energético, apaixonado, decidido, audacioso, independente, vaidoso, intolerante, propenso a reações abruptas e explosivas.
TEMPERAMENTO MELANCÓLICO
Excesso de bile negra: triste, introspectivo, sensível, reflexivo, medroso, deprimido, dedicado, leal, pessimista, rancoroso, solitário, poético e artístico.

Nós podemos ter mais de um humor, isso que nos torna saudável, mas o seu tipo de personalidade será aquele humor que predominará. Como você já deve ter percebido, cada um tem características positivas e negativas, não existe um tipo de humor (temperamento) melhor que o outro.
Além disso, conforme a teoria se há falta ou excesso de um dos humores, você tende a sofrer de certas doenças. O sangue é armazenado no fígado e levado ao coração, onde se aquece, sendo considerado quente e úmido; a fleuma, que compreende todas as secreções mucosas, provém do cérebro e é fria e úmida por natureza; a bile amarela é secretada pelo fígado e é quente e seca, enquanto a bile negra é produzida no baço e no estômago e é de natureza fria e seca.
TESTE
Embora essa teoria não seja mais aplicada na psicologia, existem outras bem mais recentes, como a do Robert Cloninger. Se você ficou curioso para saber qual dos quatro tipos de temperamento é dominante em você, sugiro que faça esse teste, CLICANDO AQUI! Obs. caso não consiga obter o resultado do teste, aperte em “enviar” na última resposta que você marcou, logo o resultado aparecerá.
Fez o teste? Qual é o tipo de temperamento que combina mais com a sua personalidade?
Você gosta do conteúdo do blog e deseja fazer Psicoterapia?
Sua saúde mental merece cuidado e atenção. Aqui no Melkberg existe um espaço próprio para isso. Clique no link abaixo para agendar a sua sessão de psicoterapia online que melhor se adeque ao seu horário.