Os 12 melhores filmes de Woody Allen - blog de psicologia Melkberg - melhores filmes - Woody Allen - cinema - filmes - melhores - anos

Os 12 Melhores Filmes De Woody Allen

Adoro os filmes de Woody Allen, assisti quase todos os dirigidos, escritos e atuados por ele, sim, Woody Allen é versátil. Da comédia ao drama, ele participa ativamente de suas produções, cria personagens realistas numa ambientação encantadora. Você ama ou odeia o estilo cinematográfico dele. Então, se ainda não teve a oportunidade de conhecer o cinema desse judeu neurótico nova-iorquino, vou disponibilizar uma lista que fiz com os 12 melhores filmes (na minha opinião) do cineasta Woody Allen. Os meus prediletos, deixei para o final ;) Espero que gostem! São eles…

Melhores Filmes de Woody Allen

12. MARIDOS E ESPOSAS (1992)

Gabe e sua mulher Judy ficam chocados ao saber que seus melhores amigos Sally e Jack estão se separando e começam a questionar o próprio relacionamento. Enquanto Gabe pensa em flertar com uma de suas alunas da faculdade, Sally e Jack descobrem que a vida de solteiro não é assim tão boa e pensam em reatar.

11. BLUE JASMINE (2013)

Uma socialite de Nova York, profundamente perturbada e em negação depois que seu casamento acabou, chega em São Francisco para morar com sua irmã, onde começa a trabalhar em um dentista e faz sua irmã reavaliar suas opções com relação aos homens.

10. MEIA-NOITE EM PARIS (2011)

Gil Pender é um jovem escritor em busca da fama. De férias em Paris com sua noiva, ele sai sozinho para explorar a cidade e conhece um grupo de estranhos que são, na verdade, grandes nomes da literatura. Eles levam Gil a uma viagem ao passado e, quanto mais tempo passam juntos, mais o jovem escritor fica insatisfeito com o presente.

9. HANNAH E SUAS IRMÃS (1986)

Três jantares consecutivos de Ação de Graças marcam o passar dos anos para as irmãs Hannah, Lee, Holly e os homens em sua vidas. Seus conflitos amorosos e existenciais são evidenciados no meio de um grupo de amigos e parentes não muito homogêneo. Lee está tendo um caso com o marido de Hannah e tentando terminar seu romance com o manipulador Frederick. Holly está frustrada com a sua carreira e a crescente dependência da gentileza de Hannah, enquanto é cortejada pelo hipocondríaco Mickey.

8. A ROSA PÚRPURA DO CAIRO (1985)

Nos anos 30, uma garçonete de Nova Jersey tenta fugir de sua triste rotina assistindo filmes. Até que um dia, o impossível acontece e o herói de seu filme predileto sai da tela para declarar seu amor por ela, provocando uma verdadeira confusão.

7. SONHOS DE UM SEDUTOR (1972)

O crítico de cinema Allan entra em depressão depois que sua esposa o abandona. Ele busca consolo nos filmes que ama enquanto imagina Humphrey Bogart lhe dando conselhos de como lidar com as mulheres, sendo que estes conselhos são desprovidos de qualquer sutileza. Seu amigo Dick e a esposa Linda o encorajam a conhecer novas mulheres, mas com a sua personalidade frágil nenhuma tentativa funciona. Tudo piora quando Allan começa a ter sentimentos por Linda, passando a se sentir culpado.

6. A ERA DO RÁDIO (1987)

Homem de meia-idade faz uma retrospectiva de sua infância, através de uma série de vinhetas focalizadas nos dias de ouro do rádio. O narrador Joe (Woody Allen) é um adolescente. Familiares excêntricos e personalidades do rádio compõem as diversas histórias, incluindo uma tia sem sorte (Dianne Wiest), uma vendedora de cigarros ambiciosa (Mia Farrow) e dois ladrões.

5. CENAS EM UM SHOPPING (1991)

Um casal decide comemorar seu 16º aniversário de casamento em um shopping de Beverly Hills. É época de Natal e eles aproveitam para fazer compras. Entre muitas situações inusitadas, como fazer peripécias dentro do cinema, o lugar se torna palco para revelações pessoais e decepções.

4. UM MISTERIOSO ASSASSINATO EM MANHATTAN (1993)

Larry e Carol ficam chocados ao saber que a aparentemente sadia esposa do vizinho morreu de ataque cardíaco. Quando veem o viúvo feliz, suspeitam que ele matou a mulher e começam a explorar várias teorias sobre o suposto assassinato.

3. MANHATTAN (1979)

Isaac Davis é um roteirista de TV frustrado que está passando por uma crise de meia-idade depois que sua terceira esposa o deixa por uma mulher. Ele namora uma colegial e sabe que a jovem não é a mulher certa para ele.

2. NOIVO NEURÓTICO NOIVA NERVOSA (1977)

Um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, se apaixona por Annie Hall, uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em pouco tempo eles decidem morar juntos, mas as crises conjugais começam a aparecer e afetar os sentimentos de ambos.

1. INTERIORES (1978)

Homem maduro casado com perfeccionista entediante e pai de três filhas adultas anuncia que vai embora. Tal revelação faz com cada membro da família reflita sobre suas escolhas e desejos mais profundos.

Se você chegou até aqui, percebeu que os filmes mais antigos foram os que mais me agradaram. A filmografia de Woody Allen é imensa! Caso eu não tenha citado na lista algum filme que você goste, dê a sua sugestão também. Qual é o seu favorito?

Para saber mais sobre Woody Allen, clique aqui!

Um comentário em “Os 12 Melhores Filmes De Woody Allen”

  1. Não conheço os filmes dele, mas vou procurar pra assistir. Veja Inner Senses 2002, uma curiosidade sobre ele é que o protagonista do filme tenta cometer suicídio na história, e na vida real o ator Leslie Cheung, após fazer o filme realmente cometeu suicídio. A narrativa é bem complexa. (Escrevi sobre ele no meu blog).
    Valeu pela matéria.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s