Saiba o que é o Efeito Borboleta e como controlar a Teoria do Caos

No caso das borboletas, o bater de asas de uma delas em um determinado lugar do mundo pode gerar uma movimentação de ar que, intensificada, desencadearia a alteração do comportamento de toda a atmosfera terrestre, para sempre. Parece loucura, mas acontece todos os dias, e chamamos de acaso.

Teoria do Caos, Edward Lorenz 

Muitas coisas significantes ou não, podem influenciar nossas escolhas e nosso comportamento, interferindo no fluxo da vida para o bem ou mal. Pense no seu dia, um simples acontecimento pode mudar o percurso da sua vida para sempre. Seu presente é do jeito que é, por causa do seu passado, por isso se torna tentador nunca olhar para trás. Existem pessoas que pensam frequentemente nos anos que já se foram, e também aquelas que jamais param para recordar, por diversas razões, como evitar as mágoas do passado.

Uma sequência de eventos futuros se alteram quando algo imprevisível acontece, modificando o seu presente e os próximos passos de sua vida. Qualquer coisa tem o potencial de fazer isso, desde uma estrada fechada que você tem que alterar o seu caminho até uma pessoa que aparece em sua vida. Isso é chamado de efeito borboleta, aquele que gera o caos, a partir de uma interferência ruim.

Conhecendo o Efeito Borboleta, podemos utilizar as seguintes dicas abaixo, para que a interferência ruim não se torne uma realidade que perpétua por longo tempo.

Se pequenas coisas ruins, podem gerar grandes e mais coisas ruins, faça seu próprio efeito borboleta ao contrário da teoria do caos, ou seja, crie uma atmosfera de eventos bons, comece fazendo coisas boas para si mesmo e para os outros, seja mais altruísta e desenvolva a felicidade em sua vida, isso lhe renderá uma sucessão de coisas boas.

O caos e o medo do caos, atraem mais caos!

Teoria do Caos 

Assuma o comando de sua vida. Quanto mais você acredita no efeito borboleta, mais enxergará as coisas ruins que aconteceram, produzindo mais caos, isso torna a solução mais difícil e distante de ser encontrada, pois você estará mais focado no problema em si e não em sua solução.

Se por um lado pensar demais nas consequências do passado, aumenta o efeito borboleta e intensifica o caos, não lembrar nunca do passado, está fadado à repeti-lo. Digo isso, pois apenas recordar não fará diferença em sua vida, mas aprender com os erros e eventos ruins, sim, porque ampliam nossa capacidade de interpretar e enxergar as coisas, nos levando ao progresso. Segundo, o filósofo George Santayana, a mente estrutura as novas crenças por meio das experiências, evitando a repetição de erros.  

Alguns acreditam no destino, outros não. Ainda não temos certeza sobre isso, nada foi comprovado, pois estamos falando de crenças. Sendo assim, devido às incertezas, é mais coerente fazer suas escolhas, tendo consciência da responsabilidade de seus atos, pois suas decisões podem alterar não só o seu futuro como o do próximo.

Comprovado cientificamente, o altruísmo promove a felicidade. Portanto, desenvolva esse comportamento e também seja mais gentil e educado com as pessoas. Não importa como iniciou o seu dia, mesmo que tenha sido ruim, sempre escolha dar o “bom dia” ao outro, ajudar quem precisa e zelar pelos mais velhos, sem querer nada em troca. A cada boa ação, mais chances de você se sentir melhor consigo mesmo. Ficar mal humorado e com raiva de tudo, traz mais perturbações ao longo do dia, e você não pode causar mal-estar para si próprio, não deixe nada ruim tomar proporções ainda maiores.

Todos nós temos dias que parecem ser tão difíceis que torcemos logo para iniciar o próximo raiar do Sol. Ficamos irritados e ansiosos pelas chateações e estresse que o cotidiano muitas vezes traz, isso é sentido de maneira tão forte que somatizamos no corpo, através de dores de cabeça e estômago, por exemplo. Por isso, sempre mantenha o controle emocional.

Tente ser mais tolerante consigo e com os outros, respire fundo e não diga coisas no impulso de suas emoções, espere e depois fale diretamente o que pensa e sente sobre determinado assunto ou pessoa, para evitar mágoas desnecessárias.

Não adianta ficar preso ao passado, imaginando que determinado fato poderia ter tido um desfecho diferente se você agisse de outra maneira, pois esse tempo já passou, aprenda com isso e comece a focar mais no tempo presente, para mudar o efeito borboleta e também para criar um futuro melhor, sem se lamentar pelas tristeza ou alegrias que já se foram. Se você considera que seu momento atual não está bom, nada mais correto que mudar isso, desde já! Encontre uma saída e faça um novo recomeço :)

Saiba o que é o Efeito Borboleta e como controlar a Teoria do Caos - blog de psicologia - Melkberg - teoria - caos - efeito borboleta - passado - vida - teoria do caos

Imagens – Pinterest 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s