O que é uma pessoa introspectiva… Ela vive no mundo da lua?

São tantas definições que os introspectivos recebem, uns dizem que eles são pessoas tímidas, quietas, deprimidas ou até mesmo, esquisitas. E você, sabe o que é uma pessoa introspectiva? Eu faço parte da minha introspecção e vou mostrar como é ser uma pessoa introspectiva, quais as suas qualidades. Pois sim, a introspecção não é um defeito, ela é apenas uma qualidade da personalidade do sujeito.

Quem já não ouviu uma frase desse tipo “ah, esse(a) menino(a) vive no mundo da lua!”. Sabe aquela pessoa que está sempre envolvida em seus pensamentos e parece ser distraída? Então, os introspectivos se enxergam em muitos momentos como esse exemplo acima, porém não estão pensando vagamente, eles são bem racionais e concentrados, podem fazer as melhores interpretações sobre o mundo externo a eles.

Antes de tudo, quero já dizer que uma pessoa introspectiva não é necessariamente uma pessoa tímida. Os introspectivos apenas curtem refletir mais sobre as coisas externas a ele, de forma profunda, por isso que eles preferem o isolamento e o silêncio. Falatório e barulho demais, os perturbam.

O que é uma pessoa introspectiva... ela vive no mundo da lua? - blog de psicologia Melkberg - introspectivos - jeito quieto - mundo da lua - personalidade - pessoa introspectiva

Uma pessoa que possui personalidade introspectiva detesta aquelas conversas no telefone com assuntos superficiais e banais que não chegam a lugar algum, isso é um verdadeiro incômodo para ela. Quem tem esse tipo de personalidade consegue pensar melhor sobre si mesmo do que os outros, revelando também uma grande aptidão intelectual.

Ser uma pessoa introspectiva tem seus desafios, por exemplo, no trabalho: os introspectivos tem mais dificuldades em se relacionar com os colegas; em sair da zona de conforto quando situações inesperadas ocorrem, como não estava planejado em sua mente; quando o espaço de trabalho não possui divisórias e o barulho é maior; e por pensar demais e ter vergonha de impor limites, a sobrecarga de trabalho pode ocorrer de forma injusta para eles.

O que é uma pessoa introspectiva... ela vive no mundo da lua? - blog de psicologia Melkberg - introspectivos - jeito quieto - mundo da lua - personalidade - pessoa introspectiva

Como não gostam de socializar, os introspectivos podem ser alunos que fazem excelentes trabalhos, porém não são participativos em sala de aula, e mais tarde, quando adultos, são funcionários que se dedicam demais à empresa, mas devem tomar cuidado, para que outras pessoas não se aproveitem disso. É comum pessoas extrovertidas de má fé perceberem o lado introvertido da personalidade introspectiva e então, usar e explorar para se beneficiar.

Quando a pessoa possui um tipo de personalidade menos expansiva e mais reflexiva, significa que ela é mais reservada, pensa demais antes de agir, reflete muito sobre o mundo, apresenta grande potencial criativo e é bem seletivo em suas amizades, se relacionando com poucas pessoas.

O que é uma pessoa introspectiva... ela vive no mundo da lua? - blog de psicologia Melkberg - introspectivos - jeito quieto - mundo da lua - personalidade - pessoa introspectiva

Esse tipo de personalidade pode ser observada desde cedo. Crianças introspectivas gostam de brincar sozinhas e não tem vontade de descer para o play e conhecer outras crianças. Quando adultas, são pessoas caseiras, não curtem sair de casa e podem acabar sendo excluídas pelos amigos ou tendo dificuldades no relacionamento amoroso.

A família muitas vezes faz afirmativas que traz conflito psicológico ao introspectivo, por exemplo, membros da família podem questionar com frequência o modo de ser da pessoa introspectiva, dizendo que ela está errada, que não sabe viver e aproveitar a vida e expondo a pessoa na frente dos demais para ser mais participativa, falar mais alto, não respeitando o jeito quieto da pessoa e de certa forma, ridicularizando-a, dando a entender que ela precisa ser como os demais. Isso se transforma em sofrimento psicológico, se a pessoa não consegue lidar da melhor maneira, afetando a sua auto estima.

Como venho afirmando, ser introspectivo faz parte da personalidade da pessoa, por isso temos que aceitar e nunca menosprezar esse tipo de postura, criticar o jeito quieto do introspectivo, só vai distânciá-lo ainda mais dos outros, pois eles gostam da sua própria presença e curtem se “perder” em seus próprios pensamentos.

O que é uma pessoa introspectiva... ela vive no mundo da lua? - blog de psicologia Melkberg - introspectivos - jeito quieto - mundo da lua - personalidade - pessoa introspectiva

Sendo assim, os introspectivos não fazem parte do mundo da lua, o mundo deles é aqui mesmo, como qualquer pessoa. Eles enfrentam dificuldades, perante aos demais tipos de personalidade, mas por outro lado, possuem características que são positivas para eles. Caso, o seu jeito quieto e pensativo demais, esteja trazendo problemas, te incomodando ou te impedindo de fazer amizades, através de uma terapia ou mesmo pelas técnicas de coaching, novas habilidades podem ser desenvolvidas de um maneira que torne sua vida mais fácil, facilitando seus relacionamentos pessoais e profissionais.

 

Se você curtiu o post, não esquece de dar o seu like ou comentar aqui embaixo :)

 

 

Imagens – Pinterest

7 comentários sobre “O que é uma pessoa introspectiva… Ela vive no mundo da lua?

  1. Jessica

    É,sou introspectiva tenho dificuldade de me relacionar com as pessoas até com meus próprios familiares, as vezes é ruim se sentir assim mas não tenho mt o que fazer, simplesmente sou assim.
    Não gosto de festas,de muitas pessoas reunidas, me sinto meio estranha 😣
    Socorro.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Jessica!

      A maior parte dos introspectivos são também introvertidos, isso continua sendo algo natural da personalidade de cada um. Se você se aceita assim, mas tem que enfrentar barreiras que são muito difíceis pra ti e trazem consigo sintomas, como uma grande ansiedade antecipatória antes de um evento social, por exemplo. Sugiro que procure um psicólogo para obter algum tipo de orientação ou terapia, assim você pode aproveitar melhor sua vida, tendo o apoio de um profissional que pode te ajudar muito. Se você não sente nenhum sintoma, pode procurar um coaching.
      As pessoas possuem personalidades diferentes, enquanto o extrovertido ganha energia interagindo com outras pessoas, o introvertido perde toda energia, e se sente muito incomodado. Se você quiser tenho esse post aqui: https://melkberg.wordpress.com/2017/07/07/descubra-seu-tipo-de-personalidade-pelo-teste-mbti/
      O importante é que devemos sempre buscar o autoconhecimento para entender certas reações que temos e acredito que você já esteja buscando isso, o que é um ótimo caminho.

      Bjs!

      Curtir

  2. Bruna

    Muito bem colocado e explicado! Acredito que pessoas que estejam mais próximas de um(a) sujeito(a) introspectivo(a), respeite essa característica ou particularidade, pois é algo de sua personalidade e que muita vezes tem algum significado singular para alguém, e que não abala ou prejudica em nada, aparentemente.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Sara

    O meu caso não é timidez, eu sempre soube, mas mesmo assim eu nunca soube como explicar direito o meu jeito de ser, e nem eu entedia muito bem o que era de fato. Quando eu comecei a pesquisar mais sobre pessoas introspectivas, descobri que sou mais uma delas. Hahahahaha.
    Obs: Você esqueceu de citar que encher a cara também ajuda.

    Curtir

  4. Adalberto Sant Anna

    …Ser incompreendido me causa tristeza e sofrimento
    Principalmente quando falo àqueles de má vontade.
    Pois no fundo, na verdade, isso me deixa tenso.
    Diante de mal estar intenso, prefiro é ficar mudo,
    Pior ainda quando não respeitam meu silêncio.
    ASant’
    É tudo isso e ainda um pouco mais.
    Descrição excelente do perfil introspectivo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Te compreendo, você tem que estar ciente de que o ser humano sempre deseja ser aceito, porém o mais importante é a gente se aceitar e se amar como somos e não pensando como seremos mais aceitos ou nos forçando a ser o que não somos, o mais importante é o seu bem estar e os outros devem apenas te respeitar. Se estiver trazendo muito sofrimento, cogite procurar ajuda de um profissional por você, em primeiro lugar! 😊 Muito obrigada, fico contente que te agradou. Adorei seu comentário 😉✨

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s