Como evitar a Procrastinação

Pra que fazer hoje, se eu posso fazer amanhã? Esse é o pensamento de um procrastinador. É como aquelas promessas que fazemos na virada do ano e depois já passamos pro ano seguinte. O mal hábito de procrastinar está cada vez mais frequente na sociedade da era digital.

Muitos já se depararam com essa situação: Você começa respondendo emails, faz algumas pesquisas no Google, de repente você recebe uma mensagem no WhatsApp, aí resolve se distrair no YouTube, vai sendo sugestionado a ver outros vídeos. Quando você percebe, já passaram horas e você não completou a tarefa inicial e está em frente à uma tela com trinta janelas abertas.

No meio de tantas distrações fica difícil manter o foco e completar suas tarefas a tempo. Estima-se que o hábito de procrastinar afeta cerca de 1 em cada 5 adultos, principalmente estudantes acadêmicos, se tornando um problema cada vez mais visto na educação.

Uma pesquisa da Universidade de Bielefeld, na Alemanha, com 2 mil estudantes, constatou que alunos procrastinadores têm mais chance de adotar “conduta inapropriada”, como colar, mentir ou até falsificar dados para compensar o tempo perdido.

Outro dado estatístico importante mostrou que a procrastinação é um problema universal e não está vinculado a características culturas. Segundo a pesquisa de Joseph Ferrari que viajou por dez países aplicando testes sobre como as pessoas reagiam a diversas situações, concluiu que até um quarto da população adota a procrastinação como estilo de vida.

Quase todas pessoas ocasionalmente adiam decisão e tarefas. Porém, quando isso começa a comprometer o andamento de qualquer compromisso que você tenha, desde o mais simples, como lavar suas roupas, até o mais sério como entregar um relatório no seu emprego. Isso já serve de alerta de que você precisa parar de procrastinar.

Características que levam a procrastinação:

  • pessoas impulsivas que se distraem à toa e não são organizadas
  • indecisões no momento de fazer a tarefa, deixando assim, pra depois
  • ansiedade, medo do fracasso, dificuldade em lidar com os erros ou até mesmo com o sucesso
  • busca pela adrenalina dos últimos segundos (estado de excitação) pessoas que se iludem e dizem que trabalham melhor sob pressão para dar a desculpa que não deu tempo de realizar a tarefa

Os procrastinadores não agem, eles sempre tem um comportamento de evitar fazer o que deve ser feito. O ato de procrastinar pode parecer inofensivo a princípio, mas conforme o hábito vai se tornando recorrente, fica mais difícil mudar de atitude. E isso se reflete na sua a carreira, saúde, finanças e projetos.

ProcrastinaçãoEstamos mais propensos a adiar tarefas quando o prazo e entrega de um trabalho, por exemplo, está mais distante. Isso ocorre, porque existe um fenômeno conhecido como retardo temporal que significa que quando estamos mais perto de uma recompensa, mais valiosa parece a gratificação e assim se torna menos provável que o trabalho seja adiado. Ou seja, quanto mais longe parece nossa realização, mais adiamos nossos projetos.

O ato de procrastinar é usado como uma falsa tentativa de melhorar nosso ânimo diante de nossas obrigações e decisões. No entanto, a arte de deixar tudo pra depois, vai despertando em nós muitos males, como: o estresse, insônia, depressão, frustração, busca de drogas como válvula de escape e a culpa. Isso tudo é ocasionado pela vergonha por não ter cumprido suas responsabilidades.

A procrastinação pode ser fatal, por exemplo, quando adiamos a manutenção de utensílios domésticos e a revisão do automóvel, causando acidentes que poderiam ser evitados ou quando adiamos exames e consultas médicas para resolver problemas de saúde que podem estar afetando gravemente nosso corpo, levando à sérias complicações futuras.

Procrastinação  Um procrastinador pode demorar até 40horas adiando uma atividade que completaria em, no máximo 15 minutos! É isso que você deseja pra si? Se você, não quer mais adiar o inadiável, continue lendo esse post e leia atentamente as dicas que virão a seguir.

Como você pode começar a ficar atento e não cair nessa armadilha de deixar tudo pra depois?? Se conhecer é o primeiro passo! Há pessoas que já possuem um perfil de comportamento que levam naturalmente a tendência de evitar realizar as tarefas chatas ou desagradáveis. Pense nos seus hábitos e como eles afetam a sua vida.

Agora que você pensou consigo mesmo e percebeu que sempre foi desse jeito ou ultimamente anda se comportando dessa maneira, vamos então aprender mais dicas que podem te ajudar a ‘dar um chega pra lá’ na sua inimiga, a procrastinação.

Gerencie o seu tempo e crie prazos, pense numa estimativa de tempo que levará para concluir cada tarefa que precisa realizar, organize elas de acordo com seu horário, para evitar pressão. Crie prazos para tarefas mais importantes e escreva a data para sempre lembrar de cumpri-lá, cole o papel com a data no computador, geladeira, aonde possa estar sempre olhando.

Observe como você pensa quando tem algum compromisso e pare de pensar negativamente. Visualize os pontos positivos e no bem estar que terá após concluir a tarefa, isso pode aumentar o seu engajamento e te encorajar a alcançar seus objetivos

Comece já! Percebeu qual coisa você tem demorado mais para realizar? Então realize, tire logo isso do seu caminho e se sinta mais estimulado a enfrentar todas as outras que vierem depois.

Procrastinação

Agora uma coisa de cada vez. Ficar pensando em tudo que tem que fazer, pode te deixar desesperado e desanimado. Faça sempre uma lista das tarefas do dia, as necessárias e depois risque com vontade, conforme for realizando-as. Isso trará mais confiança, alívio e você se esforçará mais para manter esse hábito.

Seja realista, nada de pensar em tarefas mirabolantes que você na verdade, já sabe que terá dificuldades em cumprir, estabeleça metas razoáveis, seja paciente, comece aos poucos e de preferência ao nível de importância de cada coisa. Expectativas irrealistas, só levam a autosabotagem e mais procrastinação, não tente o impossível.

Não se junte aos procrastinadores e trabalhe em ambientes produtivos. Tente se relacionar com pessoas mais eficientes que você, trabalhe em ambientes sem distrações, isso ajuda a manter o foco e evitar obstáculos. Se necessário se afaste do celular e feche a porta para evitar interrupções.

Se for necessário, crie um sistema de recompensa para seu progresso, celebre aquelas atividades que se esforçou bastante para conseguir terminar, proporcionando mais incentivo próprio. Porém, se não conseguiu realizar, perceba os seus erros e seja mais firme consigo mesmo. Só você pode ser responsável pelas suas conquistas, não espere sempre que os outros te ajudem, isso só leva a mais procrastinação. Pare, reflita e recomece sempre que for preciso, mas nunca desista de seguir em frente ; )

Tendo lido todas as dicas sobre como evitar a procrastinação. Vamos então mudar o primeiro pensamento do procrastinador, como: “amanhã eu consigo”, “fica pra depois” ou “dá pra fazer mais tarde” e vamos começar a refletir da seguinte forma: Pra que deixar para amanhã, o que pode ser feito hoje?

Como evitar a procrastinação - Melkberg - psicologia - procrastinacao - habito de procrastinar - tarefas

 

 

 

Imagens – Google

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s