Descubra seu tipo de personalidade pelo teste MBTI

Todos que gostam do universo da psicologia, com certeza já tiveram a curiosidade de fazer alguma vez um teste psicológico. É claro que por questões éticas, eu não poderei disponibilizar nenhum material para testagem. Porém, usarei esses espaço para dar uma introdução de como funciona o teste mais famoso de personalidade, chamado MBTI. Ao final desse post, haverá um link, caso você queira ser direcionado para o teste online baseado nas diretrizes do MBTI.

O QUE É O TESTE DE PERSONALIDADE MBTI?

O Indicador do Tipo Myers-Briggs (MBTI) é o instrumento utilizado para apontar as características e preferências pessoais, verificar qual dos 16 tipos de personalidade você possui e assim possibilitar uma melhor compreensão de si mesmo e como tudo isso pode moldar sua vida. Através do indicador, você entende onde prefere focar mais a sua atenção para ganhar energia, qual é a sua maneira de coletar informações, como toma suas decisões e se orienta no mundo exterior.

Esse teste foi criado nos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial por duas professoras americanas, Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Briggs. As criadoras tinham duas principais motivações: ajudar mulheres que trabalhavam nas indústrias militares a se encaixarem em funções que seriam mais eficientes e valorizar as diferenças individuais de forma construtiva para promover a paz mundial. Influenciadas pelo livro “Os tipos psicológicos” do psicanalista Carl Jung, elas criaram um questionário com 60 perguntas, sendo seu resultado final composto por 4 letras, que são as dicotomias ou os quatro pares de preferência.

Descubra seu tipo de personalidade pelo teste MBTI - Melkberg - blog de psicologia - Indicador Tipo Myers - Teste de personalidade - energia - Isabel Briggs Myers - Katharine Biggs
Katharine Briggs, à esquerda, e a filha Isabel Myers são retratados em 1923.
Descubra seu tipo de personalidade pelo teste MBTI - Melkberg - blog de psicologia - Indicador Tipo Myers - Teste de personalidade - energia - Isabel Briggs Myers - Katharine Biggs
No início do século 20, uma mãe e uma filha começaram a trabalhar no que é agora o teste de personalidade mais utilizado no mundo.

COMO FUNCIONA E QUAL O SIGNIFICADO DAS LETRAS DO TESTE MBTI?

Abaixo estão as 4 escalas que indicam nossa preferência diante de dois polos distintos. Em cada escala nós escolhemos um polo, conforme respondemos as perguntas, isso revela nossa forma de ser e agir. Assim, o resultado de todas as 60 perguntas levará uma combinação de 4 letras, a sigla final será correspondente ao seu tipo de personalidade.

OS POLOS DISTINTOS

Extroversão | Introversão
Sensorial | iNtuição
Razão (‘T‘hinking) | Sentimento (‘F‘eeling)
Julgamento | Percepção

AS QUATRO ESCALAS

1. ATITUDES, MOTIVAÇÃO – “E” extroversão | “I” introversão

Extrovertidos (E) Obtém sua energia através da ação; preferência por usar energia do mundo exterior (pessoas, atividades, coisas); gostam de realizar várias atividades; agem primeiro e depois pensam. Quando inativos, sua energia diminui. Em geral, são sociáveis. Transmitem energia e entusiasmo; respondem rápido; preferem grupos e ganham energia interagindo socialmente.

Introvertidos (I) Obtém sua energia do mundo interior quando estão envolvidos com idéias, emoções; preferem refletir antes de agir e, novamente, refletir. Precisam de tempo para pensar e recuperar sua energia. Em geral, são pouco sociáveis. Mantém energia e entusiasmos para si; falam depois de concluir; preferem um a um. Preferem atividades solitárias e perdem energia ao interagir socialmente.

2. PERCEPÇÃO, OBSERVAÇÃO – “S” sensação | “N” iNtuição

Sensoriais (S) Confiam mais coisas palpáveis e concretas. Preferem obter informações por meio dos cinco sentidos, por meio do real. Gostam de detalhes e fatos. Para eles, o significado está nos dados. Precisam de muitas informações. São pé-no-chão, focam no que já aconteceu.

Intuitivos (N). Preferem informações abstratas e teóricas, que podem ser associadas com outras informações. Gostam de interpretar os dados com base em conhecimento prévio. Escolhem usar o “sexto sentido”. Lidam bem com informações incompletas e dedutíveis. São criativos, focam no que poderá acontecer.

3. JULGAMENTO, TOMADA DE DECISÃO – “T” pensamento | “F” sentimento

Racionalistas (T). Decidem organizando e estruturando logicamente/objetivamente. Seguem sua mente, foca nos objetivos. Procuram argumentos racionais. São breves e concisos.

Sentimentais (F). Tomam decisões, levando em consideração os valores e necessidades humanas. Decidem com base em seus sentimento. Seguem seus corações, focam na harmonia e cooperação. São sensíveis.

4. ESTILO DE VIDA, ORIENTAÇÃO PARA O MUNDO – “J” julgamento | “P” percepção

Julgadores (J).  Preferem viver de forma estruturada, planejada e organizada. Sentem-se tranquilos quando as decisões são tomadas. São decisivos, preferem regras claras e orientações, seguem prazos.

Perceptivos (P). Preferem viver de forma flexível, adaptável e espontânea. Sentem-se tranquilos deixando as opções em aberto. Buscam liberdade e são bons em improvisar.

PARA QUE SERVE O MBTI TESTE?

O Indicador do Tipo Myers-Briggs (MBTI) é um teste facilitador para entender a dinâmica do funcionário dentro da empresa, permitindo descobrir, através das dicotomias (E, I, S, N, T, F, J,P): o estilo de trabalho, quais suas preferências, qual padrão de comunicação usado, como soluciona os problemas, etc. O teste MBTI é frequentemente utilizado nas áreas de aconselhamento de carreira, orientação profissional, treino de liderança e desenvolvimento pessoal.

TESTE MBTI: OS 16 TIPOS DE PERSONALIDADE E RESULTADOS

ISTJ (sistemático, realista e organizado) – ISFJ (detalhista, tradicional e paciente) – INFJ (idealista, determinado e profundo) – INTJ (lógico, firme e independente) – ISTP (analítico, adaptável e prático) – ISFP (modesto, sensível e espontâneo) – INFP (adaptável, discreto e criativo) – INTP (teórico, reservado e independente) – ESTP (pragmático, rápido e persuasivo) – ESFP (sociável, cooperativo e tolerante) – ENFP (curioso, incansável e independente) – ENTP (adaptável, analítico e estratégico) – ESTJ (decidido, objetivo e eficiente) – ESFJ (cooperativo, sociável e tradicional) – ENFJ (idealista, entusiasmado e prestativo) – ENTJ (lógico, crítico e estratégico).

Nenhum dos 16 tipos de personalidade é melhor ou pior. A função do Indicador do Tipo Myers-Briggs (MBTI) é justamenteproporcionar o autoconhecimento, potencializar as qualidades do seu tipo de personalidade e ajudar a lidar com qualquer característica que possa estar impedindo sua evolução. Através dos resultados do teste mbti, podemos observar quando há um desequilíbrio na característica de cada polo, por estar exagerada ou mal adaptada, isso pode se tornar seu ponto fraco, caso não seja identificado antes. Daí, a importância do teste. Abaixo, os possíveis pontos que podem necessitar uma mudança interna:

Extrovertidos (E) – convencidos, intrometidos e barulhentos.

Introvertidos (I) – desinteressados, inibidos e afastados.

Sensoriais (S) – confusos, obsessivos e chatos.

Intuitivos (N) – excêntricos, imprevisíveis e não realistas.

Racionalistas (T) – intolerantes, grossos e propensos a discussões.

Sentimentais (F) – esquivos, vagos e hipersensíveis.

Julgadores (J) – compulsivos, impacientes e rígidos.

Perceptivos (P) – procrastinadores, dispersos e não confiáveis.

Pronto, após a identificação dos traços de personalidade e melhoria das qualidades desajustadas, sua vida tende a se tornar menos complicada quando você se conhece mais, proporcionando benefícios no desempenho profissional, nos relacionamentos, na saúde e bem-estar.

Espero que tenha conseguido explicar o esboço desse teste. Quem estiver curioso para descobrir qual dos 16 tipos de personalidade se encaixa, é só fazer o teste MBTI online ao CLICAR AQUI! ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s