Iceberg de Freud

A mente é como um iceberg que flutua com um sétimo de seu volume acima da superfície. Sigmund Freud

Freud utilizou a imagem do Iceberg para demonstrar as estruturas da mente. Segundo o criador da psicanálise, a mente é formada por consciente, pré-consciente e inconsciente.

Antes de tudo, preciso que você mentalize a imagem de um iceberg… Pronto, já mentalizou? Então vamos à explicação.

O consciente está na ponta do iceberg, sendo apenas a superfície do complexo da psique (mente) humana. No consciente, está tudo o que penso e percebo voluntariamente nesse momento e consigo controlar.

Abaixo da ponta, está o pré-consciente, ou seja, tudo aquilo que temos no consciente já esteve nas profundezas do iceberg. As memórias que não foram reprimidas se encontram aqui e também tem como função abrigar conhecimentos e pensamentos.

Já o inconsciente, esta é a parte mais intrigante da psicanálise, pois tudo que está fora do nosso controle, percepção e acesso da mente, se encontra aqui. Todos nossos pensamentos, memórias e sentimentos fortes ou dolorosos são ameaçadores para o consciente, e por isso ficam submersos na profundeza do iceberg. Nossos desejos ocultos são censurados internamente e muitas vezes aparecem fragmentados enquanto dormimos sob a forma de sonhos.

Esse primeiro modelo de divisão do psiquismo se chama “primeira tópica” e foi criado para entender o funcionamento da mente, abrindo possibilidades de acesso ao inconsciente e possível cura do sofrimento mental através da fala do paciente.

Posteriormente Freud evoluiu seu conceito das estruturas da psique e complementou a “primeira tópica” formulando novos conceitos que levaria o nome de “segunda tópica”.

Quer saber mais sobre esse avanço e o misterioso inconsciente? Nos próximos posts explico mais, o importante agora é guardar esses primeiros conceitos.

 

 

 

Imagem – Pinterest 

3 comentários sobre “Iceberg de Freud

  1. Pingback: A nova divisão do psiquismo para Freud – MELKBERG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s