Psicologia do Horror: Os Bons Efeitos de Assistir a Filmes de Terror

Você gosta de filmes de terror? Faltando poucos dias para o Halloween/Dia das Bruxas, irei esclarecer todos os bons efeitos que uma atmosfera assustadora nas grandes telas pode provocar em nós. Gênero do cinema que divide opiniões, você ama ou odeia e foge dos filmes de terror. Eu adoro esse tipo de filme e essa data! Preparado(a) para uma maratona de horror com direito à muita emoção e susto? Vamos então à explicação da psicologia do horror

Psicologia do Horror

Evitamos o medo, porque essa é uma emoção desagradável ligado ao nosso instinto e uma resposta primitiva de luta ou fuga a situações percebidas como ameaçadores e perigosas. Mas, qual seria o motivo que atrai pessoas ao gênero de horror? O filmes de terror utilizam técnicas psicológicas, eles são feitos considerando a psique humana, aproveitando-se do instinto, estimulando a excitação diante do perigo e desafiando nossos medos construídos culturalmente. Com a psicologia do horror que entenderemos o real prazer de assistir esse tipo de filme.

O ser humano é um ser vulnerável e instintivamente codificado, por isso ele reage de duas formas diante do medo, fugindo ou confrontando-se para sobreviver e assim, perpetuar sua espécie. Segundo a neurociência, nossa reação a objetos assustadores ocorre em funções cerebrais inferiores antes de chegar a funções cerebrais superiores, mostrando que esta é realmente uma resposta altamente visceral. Nossos medos mais fortes, são: a morte, o desconhecido e a solidão. E os filmes de terror mexem com isso, utilizando também estímulos incondicionados como ruídos altos, movimentos inesperados para gerar sustos e adrenalina.

Teoria do ambiente controlado e da exposição

Crescemos ouvindo que filmes de terror são ruins, fazem mal e estimulam a agressividade. Porém, em determinadas pessoas, um bom filme de terror pode esconder um verdadeiro poder catártico e facilitar a liberação de emoções reprimidas, auxiliando a lidar com seus medos, pois experimentam as emoções do personagem e o melhor… em um ambiente totalmente controlado, em segurança, inclusive, esse método de exposição ao medo é semelhante ao utilizado pela psicologia no tratamento de fobias. Sendo assim, os filmes de terror podem causar bons efeitos em algumas pessoas, quando elas se expõem voluntariamente àquilo que é assustador e aos gatilhos de ansiedade, tornando-as mais capazes de lidar com os fatores estressantes do mundo real.

Neurotransmissores e Hormônios

Quem gosta de assistir a filmes de terror pode alcançar a euforia, elevação do humor e relaxamento depois de suportar a experiência e sair dela sem traumas. Durante uma cena de horror, você força o seu sistema nervoso autônomo a ficar ligado, quando a situação assustadora acaba, o alívio produz uma grande quantidade de endorfina liberada no cérebro, o que causa a sensação de bem-estar e a procura por mais filmes de terror. Na verdade, o apreciador desse gênero do cinema gosta não é da sensação de medo, e sim o prazer que o filme produz depois de passar por um estresse momentâneo, seria como a ideia de compensar a dor, você se sente melhor quando a dor cessa.

Filmes de terror estimulam a produção de adrenalina. Diante de uma vida comum relativamente tranquila, as pessoas buscam por emoções fortes como esse tipo de filme para compensar a falta de excitação. Isso é um modo muito mais seguro de experimentar a adrenalina do que praticar esportes radicais que evolvem riscos ou jogos de azar que provocam a compulsão, por exemplo. Depois de colocar os nervos numa situação limite, acelerar o ritmo cardíaco e elevar a pressão arterial, a pessoa pode voltar do cinema com a energia renovada.

Personalidade e Instinto 

Seres humanos são seres complexos. Podemos buscar a felicidade, tranquilidade, sensação de conforto e ao mesmo tempo, gostarmos de nos expor ao risco, assistir cenas de horror ou até tortura no cinema. Na realidade, muitas pessoas gostam de sentir emoções desconfortáveis de vez em quando, pois ficam entediadas com a previsibilidade do cotidiano.

Portanto, aqueles que gostam de filmes de terror possuem uma personalidade com maior nível de excitação (sentimento geral de alerta ou de consciência), o que leva à busca por experiências mais intensas, por isso parecem gostar mais de sentir medo do que os outros. Quem possui esse tipo de personalidade pode praticar atividades que envolvem riscos ou apresentar uma curiosidade mórbida por histórias macabras.

Um fato curioso é que ao assistir uma cena violenta, sangrenta e de perseguição, podemos sentir não só o medo como também uma certa satisfação diante da luta pela sobrevivência. Essa sensação de prazer vem desde a época dos homens das cavernas e ainda existem em nós, apenas permanecem escondidas, pois os tempos mudaram, não é mesmo? Além disso, alguns experimentam o prazer da punição ao verem cenas de assassinatos no cinema, isso acontece quando existem personagens que possuem padrões de moralidade contrários aos espectadores, então quando esses personagens morrem brutalmente é como se eles merecem esse fim. Muitos não querem acreditar nesses fatos, pois não são aceitos em nossa sociedade atual, afinal somos seres civilizados.

Psicologia do Horror: Os Bons Efeitos de Assistir a Filmes de Terror - blog de psicologia Melkberg - filmes de terror - filmes - terror - psicologia do horror - psicologia - horror - assistir - bons - efeitos - personalidade - pessoas - medo - cinema

Todos os bons efeitos causados pelos filmes de terror dependem do tipo de personalidade do espectador, então nada de insistir em chamar o seu amigo quando você sabe que ele não curte cenas de horror. Nesse caso, se você insistir, os efeitos serão contrários, só despertará grande ansiedade nele, e é claro, não irá assistir mais filmes com você. Há pessoas que buscam ser instigadas por um filme, outras que apenas querem relaxar, e filmes de terror não são para todas as pessoas e nem para todos os momentos. Gostou do conteúdo? Não esqueça de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos =^•^=

Anúncios

10 comentários sobre “Psicologia do Horror: Os Bons Efeitos de Assistir a Filmes de Terror

      1. Esse filme é tão bizarro e provoca tanto nervosismo que pode ser considerado terror kkk gostei bastante. O mais recente que vi foi a sequência dos filmes the conjuring, dá medo. Ouvi falar bem do lançamento Midsommar, mas ainda não vi.

        Curtir

  1. Oi Cintia, tudo bem?
    Que post interessante, sério. Parabéns!
    Eu não me enquadro nas pessoas que curtem filmes de terror (sou muito medrosa, tenho até pesadelo), mas achei muito bacana entender como funciona o mecanismo cerebral que faz com que as pessoas se sintam estimuladas por esse tipo de produção.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito Obrigada, Priih! Fico feliz que você gostou do conteúdo. Futuramente, farei um post com dicas de filmes de terror, gosto dos que dão muito medo, mas, também dos mais intrigantes com suspense, menos os violentos. Espero que algum da lista de conquiste ☺ Bjs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s