Sabe aquela expressão “a humanidade ainda tem salvação“? Então, quando assisti Um Lugar no Coração, essa foi a sensação sentida por mim, e uma palavra que melhor define esse filme é superação.
Uma ótima dica de filme, apesar do começo ser triste, muitas coisas positivas acontecem no decorrer da história, que foi inspirada na própria infância do roteirista e também diretor, Robert Benton. Pra quem não conhece ele, Robert Benton foi responsável pelo roteiro de Bonnie e Clyde – Uma rajada de balas (1967) e pela direção e roteiro de Kramer vs. Kramer (1979), que também estão na lista dos meus filmes preferidos.

Voltando ao “Lugar No Coração“, o contexto histórico se passa no período da Grande Depressão, durante os anos 30. A fotografia do filme nos transporta para época e o cenário é uma fazenda, localizada em Waxahachie, Texas.
Após a morte do marido, a dona de casa Edna Spalding, interpretada pela brilhante Sally Field, se encontra completamente perdida. Agora viúva, ela terá que sustentar os dois filhos pequenos e ainda quitar uma dívida do falecido marido.

Sem o apoio financeiro de nenhum familiar, ela não se abala e percebe que é tudo ou nada, sem tempo para lamentações e aberta para qualquer possibilidade de ganho financeiro, mesmo com a pressão do banco, Edna não cede. Ela percebe que o terreno da fazenda, seria sua solução e começa a cultivar algodão com a ajuda de Moze, um homem negro que precisava de moradia, e cobra aluguel de um inquilino cego depois da guerra, chamado Will. A partir daí, todos da cidade olham com preconceito para Edna, mas ela não se importa com a opinião dos outros, pois sua vida e a dos filhos que estava em risco, era tempo de sobreviver.

Nenhum incentivo foi recebido, só batalha teve que enfrentar, mas Edna teve a ajuda de seus dois amigos (Moze e Will). Além da superação, a solidariedade, bondade e perseverança são destacados no longa, principalmente durante a cena do furacão que atinge a cidade e na cena final do filme. Muitas pessoas sofreram durante esse período difícil nos EUA. Além dos personagens principais, outros também são um exemplo de amor ao próximo, como a senhora que não tinha casa e morava em seu carro, enquanto passava o furacão, ela tentou proteger o filho de Edna e acabou tendo um final trágico.



Aconselho a todos esse filme, pois a história não é só linda, como também inspiradora para nós que vivemos nesse momento de crise econômica e desemprego no Brasil. Um Lugar no Coração ganhou duas estatuetas do Oscar, e se você ficou interessado, deixa já o seu like ou comentário para mim ;)
Você gosta do conteúdo do blog e deseja fazer Psicoterapia?
Aqui no Melkberg existe um espaço próprio para isso. Clique no link abaixo para agendar a sua sessão de psicoterapia online que melhor se adeque ao seu horário.
Muito bom! Uma pena esses filmes não passarem em canais abertos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Onde eu consigo assistir?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Edilene, é bem difícil encontrar esse filme, eu mesma nunca tinha ouvido falar, assisti por acaso na TV no canal HBO e gostei muito. Soube que se pagar uma taxa, dá para assistir no YouTube. 🙂
CurtirCurtir
E o final do filme?
CurtirCurtir
Não coloquei, pois alguns leitores poderiam reclamar. Como já faz muito tempo que assisti, não lembro. Se você for numa rede social de filmes é provável que veja o final nos comentários marcados como spoiler.
CurtirCurtir