Livro Sobre Depressão Feminina - como mulheres podem se curar? - blog de psicologia Melkberg - depressão feminina - depressão - mulheres - Kelly Brogan - tratamento - livro - corpo - autora - antidepressivos

Livro Sobre Depressão Feminina – como mulheres podem se curar?

Sinopse: Você sabia que uma em cada quatro mulheres começa o dia com antidepressivos? Segundo a Dra. Kelly Brogan, os antidepressivos prometem demais e oferecem de menos, e seu uso pode desativar permanentemente o potencial de cura do próprio corpo. Precisamos de um novo paradigma: a melhor maneira de curar a mente é curar o corpo como um todo. Com uma abordagem inovadora, holística e de embasamento científico, a Dra. Brogan esclarece que a verdadeira causa da depressão não é apenas um desequilíbrio químico, mas uma crise de estilo de vida que precisa ser redefinida. É um sinal de que os sistemas interconectados no corpo estão em desequilíbrio. A Depressão Feminina apresenta um plano de ação viável, passo a passo, de trinta dias, bem como poderosas intervenções alimentares e técnicas de controle do estresse que as mulheres podem utilizar para curar o corpo e retomar a vida sem medicamento.

Livro Sobre Depressão Feminina - como mulheres podem se curar? - blog de psicologia Melkberg - depressão feminina - depressão - mulheres - Kelly Brogan - tratamento - livro - corpo - autora - antidepressivos

Angústia persistente, indisposição, ansiedade, agitação interior, fadiga, baixa libido, problemas de memória, irritabilidade, insônia, sentimento de desalento, sensação de opressão ou de estar presa, porém emocionalmente indiferente. Esses são os principais sintomas da depressão feminina descritos pela autora e médica psiquiátrica, Dra. Kelly Brogan.

Se você acorda desmotivada e espera somente que mais um dia termine, sente medo e pânico e não sabe o motivo, é invadida por pensamento negativos que te deixam nervosa, chora compulsivamente ou então, nem lembra a última vez que chorou. A partir disso, você pode considerar que precisa de um tratamento para depressão, porém caso esteja com receio de consultar um psiquiatra e sair da consulta com uma receita de antidepressivo, talvez este livro possa te ajudar. Antes de tudo, o melhor é buscar a ajuda de um psicólogo para te orientar melhor, esclarecer suas dúvidas e acalmar suas aflições.

Seguindo uma linha de pensamento contrária à medicina tradicional, a Dra. Kelly Brogan irá alertar sobre a prescrição indiscriminada de antidepressivos como o famoso Prozac e esclarecer sobre as variadas formas de tratamento para as mulheres na cura da depressão feminina. Tenha em mente que a depressão é sintoma e um sinal de que existe algum desequilíbrio ou mal físico que precisa ser tratado. Infelizmente, as mulheres apresentam um índice duas vezes maior de depressão que os homens, e através dessa leitura você terá o conhecimento das causas que levam à depressão feminina.

Muitas mulheres são tratadas de maneira incorreta, uma em cada sete é medicada. A maioria das doenças mentais apresentam sintomas e são recorrentes do estilo de vida não saudável e doenças fisiológicas não diagnosticadas que se desenvolvem em áreas distantes do cérebro, como o intestino e a tireóide. Segundo a autora, as mulheres necessitam de mais informações e terem a consciência de que um comprimido não irá salvar, curar e muito menos corrigir elas. Estudos mostram que os antidepressivos pioram o curso da doença mental e provocam sérios efeitos colaterais como lesão hepática, sangramento anormal e redução da função cognitiva, sem falar que a retira desse tipo de medicamento é muito complicada, mais ainda que o álcool e os opioides.

Desvendando todos os pontos negativos do tratamento da psiquiatria tradicional, a Dra. Kelly Brogan propõe estratégias bem simples e discuti sobre a mudança dos hábitos alimentares, suplementos naturais mais indicados, substâncias tóxicas mais prejudiciais, a importância do sono e da atividade física, e o ensinamento de técnicas comportamentais para alcançar o relaxamento.

(…) estou convencida de que a indústria farmacêutica e seus aliados, ocultos por trás de títulos oficiais como os de algumas sociedades e associações médicas, criaram uma ciência ilusória a serviço do lucro em detrimento da responsabilidade profissional. Eu vou jogar por terra todos os seus mitos sobre o papel dos medicamentos no tratamento da depressão e ansiedade.

Dra. Kelly Brogan

Minha Opinião

O livro A Depressão Feminina: Como as mulheres podem se curar e retomar o controle de suas vidas é indicado para mulheres que acreditam na medicina holística e que poderão e desejam melhorar seu humor e ansiedade sem o uso de medicamento. A Dra. Kelly Brogan é feminista e tem especialização na área da saúde da mulher, seu principal objetivo é fazer você sentir-se bem consigo mesma.

Achei muitas explicações interessantes, como: a relação entre a saúde intestinal e a saúde mental; o fato de que a depressão feminina muitas vezes está ligada a um problema de inflamação crônica; e o poder de pequenas mudanças no estilo de vida propostas no livro para o fortalecimento do sistema imunológico que resultam na melhora do humor e disposição.

Adorei descobrir sobre a relação entre remédios para refluxo gastro e depressão (eu mesma faço o uso desse remédio para acidez estomacal), quando há o uso excessivo e prolongado do remédio, a vitamina B12 baixa e pode causar a depressão!

A leitura foi produtiva, marquei vários trechos que considerei importantes, porém foi um pouco cansativa em alguns momentos, a autora vai e volta no mesmo tema em capítulos diferentes, talvez se ela explicasse tudo numa única leva e no final de cada capítulo houvesse um breve resumo, seria uma leitura mais fluída.

Tiveram temas que me despertaram maior interesse, pois já vagavam antes em meus pensamentos e obtive informações precisas, outros temas não me conquistaram tanto, porque não concordo 100% com a autora, mesmo assim acredito que todos os assuntos são fundamentais para saber diferentes pontos de vista e formarmos melhor nosso próprio pensamento. Todas as opiniões são válidas e bem-vindas para a formação do conhecimento.

Livro Sobre Depressão Feminina - como mulheres podem se curar? - blog de psicologia Melkberg - depressão feminina - depressão - mulheres - Kelly Brogan - tratamento - livro - corpo - autora - antidepressivos

Ficou com vontade de ler?

Encontre aqui Depressão Feminina: Como as mulheres podem se curar e retomar o controle, de Brogan, Kelly; Loberg. Para saber mais detalhes, clique no link abaixo.

5 comentários em “Livro Sobre Depressão Feminina – como mulheres podem se curar?”

    1. Sim, inclusive, a autora alerta que os exames de sangue convencionais são limitados para detectar o hipotireoidismo, por isso indica testes precisos para serem solicitados ao médico e também revela suplementos para disfunções na tireóide.

      Curtir

      1. Existem muitas vitaminas fundamentais para a prevenção e combate da depressão como a vitamina D, que é obtida principalmente após exposição ao Sol. Portanto, eu acredito que quem possui baixo nível dessa vitamina, precisa ficar atento, fazer a reposição através de alimentos específicos ou suplemento e aproveitar qualquer raio solar.

        Curtir

      2. No entanto, já li que há controvérsias sobre o assunto “vitamina d”. Há quem acredite que tomar vitamina d é apenas um efeito placebo.
        Sim, são limitados p tiróide e tb p detectar o nível de vitaminas no sangue.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário