Livro sobre os nove tipos de personalidade: O Eneagrama Moderno

Sinopse: O símbolo do Eneagrama tornou-se um dos mais conhecidos sistemas de autoconhecimento psicológico, emocional e espiritual, mostrando que as pessoas se dividem em nove tipos de personalidade. E Kacie Berghoef e Melanie Bell, professoras credenciadas do Enneagram Institute, apresentam os conceitos básicos da história e teoria desse sistema, mostrando como aplicá-lo no trabalho, nos relacionamentos e na sua vida cotidiana. Com testes de personalidade que auxiliam o leitor na descoberta de seu eneatipo, as autoras detalham o que motiva cada tipo, os comportamentos habituais, as conexões com os outros tipos e as necessidades e estratégias para que cada um encontre felicidade e equilíbrio com uma compreensão profunda de si mesmo.

Assusta logo quem não conhece a teoria do Eneagrama e se depara com sua imagem, parecendo ser um pouco complicada. Para mim, as autoras souberam explicar bem, o mais desafiador é descobrir realmente qual dos noves “eneatipos” (personalidades), “asas” (tipos vizinhos) e “flechas” (ponto de estresse, segurança e integração) são dominantes. É preciso deixar claro que o livro “O Eneagrama Moderno” não contém um autoteste, você mesmo terá que se autodescobrir e isso não é uma tarefa tão rápida, muitos inclusive recorrem aos psicólogos. Se não for o seu caso, fique tranquilo, pois é impossível o entusiasmo não ser seu forte aliado nessa jornada, afinal quem não deseja se conhecer melhor?

Esse é um desafio interessante ainda mais para fazermos o exercício do autoconhecimento que é tão necessário. Durante a leitura, as autoras esclarecem todos os nove tipos de personalidade na fase equilibrada, média e não saudável. Se você desejar, pode contar com a ajuda de testes pagos citados por elas, com a ajuda das pessoas que mais te conhecem e principalmente, com a ajuda de um psicólogo.

“O Eneagrama Moderno” serve como um guia, ele possibilita: saber os motivos pelos quais nós agimos de determinadas maneiras; melhora a comunicação fortalecendo as relações ao resolver muitos conflitos; te auxilia a ser bem sucedido no trabalho ao explicar quais áreas são mais interessantes para você, como é a sua dinâmica e o que te motiva ou não; revela padrões de pensamento e comportamento da sua personalidade, lidando melhor com os estresses do cotidiano; e equilibra suas aptidões mentais, físicas e emocionais.

Eu achei bastante curioso uma teoria ser tão antiga e ainda pouco comentada, algo que vem sendo estudado há anos até mesmo pelas religiões e tem sua aplicação eficiente, utilizado por muitos terapeutas, coaches, consultores de negócios, instrutores corporativos e mestres espirituais. “O Eneagrama Moderno” ensina os conceitos básicos da história dessa teoria da personalidade e oferece uma visão geral muito prática do que o Eneagrama é e do que ele faz.

Grosseiramente, mesmo sem entender quase nada de astrologia, posso dizer que pessoas com mesmos tipos de Eneagrama, se diferenciam por possuir asas e flechas de números opostos, semelhante às pessoas com mesmos signos que possuem qualidades diferentes devido ao Ascendente, Sol, Lua e etc.

O livro é ótimo para ter um primeiro contato com essa teoria dos nove tipos de personalidade, oferecendo uma boa base sobre o Eneagrama. O entendimento é fácil, mas para o aprofundamento do tema, é necessário outro livro. Como as próprias autoras esclareceram, participar de seminários, workshops e mais teorias de outros autores consagrados, será importante nessa jornada de autodescoberta.

Já possuindo uma noção suficiente dos nove eneatipos, descobrimos quais áreas profissionais, hobbies e talentos são mais vistos em cada eneagrama, como eles se comportam nos relacionamentos e quais papéis costumam exercer na família.

No final há perguntas para você fazer a si mesmo, refletir e mudar seus padrões comportamentais prejudiciais, também há uma lista de sites e livros para auxiliar os caminhos que podem ser percorridos pelo Eneagrama.

Pare ficar apenas reagindo às circunstâncias externas de sua vida, trabalhe seu crescimento pessoal, tome melhores decisões e seja a melhor versão de si mesmo. Aventure-se no Eneagrama Moderno!

IMG_20190827_232518_680.jpg

I.S.B.N: 9788531614910
Páginas: 224
Editora: Editora Cultrix / Grupo Editorial Pensamento
Autoras: Kacie Berghoef e Melanie Bell

Já conhecia o Enegrama? Qual dos nove enatipos é o seu? Me conte depois de ler o livro… Curta e comente se você gostou :)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s