Perguntas & Respostas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) - blog de psicologia Melkberg - perguntas - respostas - TOC - transtorno obsessivo compulsivo - pensamentos obsessivos - ansiedade - manias - ritual - mental - mania

Perguntas & Respostas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

Nunca o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) foi tão comentado e explicado. A maior parte das pessoas já possuem uma noção sobre esse distúrbio psiquiátrico de ansiedade, por esse motivo, resolvi fazer um post explicativo mais diferente e objetivo. Através das perguntas e respostas, você poderá identificar e ter um melhor entendimento sobre o TOC, percebido por muitos como sinônimo de mania, perfeccionismo e organização.

perguntas & respostas sobre transtorno obsessivo-compulsivo (toc)

O QUE É O TOC?

É o transtorno obsessivo-compulsivo, que seria uma junção de pensamentos obsessivos, ligados a sentimentos ruins e catastróficos causadores de muita ansiedade e angústia, para cessar esse desconforto emocional, o indivíduo realiza os rituais, que seriam aquelas “manias” como as pessoas costumam dizer. É raro, o indivíduo possuir apenas os pensamentos obsessivos sem as “manias” (rituais compulsivos).

QUAIS SÃO AS “MANIAS”?

Para psicologia, mania é um estado mental de intensa agitação, impulsividade e euforia. Esse termo é muito confundido e dito erroneamente, quando se pretende identificar o TOC. Nesse caso, as chamadas popularmente de “manias” seriam as compulsões, isto é, comportamentos, ações repetitivas que o indivíduo pratica para diminuir a ansiedade que acompanha os pensamentos obsessivos de aspecto ruim. Essas “manias”, ou melhor, compulsões, podem ser de: higiene, contagem, simetria, verificação/checagem, colecionamento/acúmulo de coisas e mania mental (rezar por horas, pensar em frases, palavras, números, fazer gestos, símbolos, tudo ligado à proteção para que não ocorra nada de ruim).

Perguntas & Respostas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) - blog de psicologia Melkberg - perguntas - respostas - TOC - transtorno obsessivo compulsivo - pensamentos obsessivos - ansiedade - manias - ritual - mental - mania

EU TENHO UMA MANIA, SERÁ QUE TENHO TOC?

Para a sua mania ser considerada transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), deve causar muito sofrimento psíquico, impossibilitando de viver bem, sem os pensamentos obsessivos que provocam muita ansiedade e consequentemente sem o ritual que pode durar por longas horas, produzindo mal-estar físico e mental.

O QUE SÃO PENSAMENTOS OBSESSIVOS?

Como disse no início do post, é raro, mas existem pessoas acometidas apenas pelos pensamentos obsessivos, estes são caracterizados como pensamentos geralmente catastróficos, ruins e agressivos que provocam intenso desconforto emocional por serem intrusivos, desagradáveis e repetitivos, causando medo, sentimento de culpa imenso e angustiante.

QUAIS SÃO AS OBSESSÕES MAIS FREQUENTES?

Os pensamentos obsessivos mais vistos clinicamente, são os de: contaminação (preocupação de se contaminar com vírus, bactérias e germes); conteúdo sexual (pensamentos persistentes de fazer sexo com pessoas estranhas ou em locais inusitados, imagens pornográficas e impulsos incestuosos); armazenamento/acúmulo de coisas (incapacidade de se desfazer de coisas desnecessárias por achar que precisara no futuro); caráter religioso (pensamentos recorrentes de escrupulosidade, blasfêmias, certo/errado, pecado, de falar obscenidades na igreja); simetria (incômodo persistente em ver objetos desalinhados e desarrumados); somática (preocupação excessiva com doenças); e dúvidas (recorrente falta de confiança em si mesmo, falta de certeza se fez as escolhas certas ou se realizou uma tarefa correta).

O PORTADOR DE TOC TEM CONSCIÊNCIA DA SUA CONDIÇÃO PSIQUIÁTRICA?

Sim, quem sofre com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) tem noção de sua saúde mental debilitante, geralmente são pessoas inteligentes, cultas e com grande grau de responsabilidade, elas se envergonham e julgam suas compulsões como atitudes ridículas e sem lógica, por isso sofrem caladas e demoram anos para procurar ajuda. Sendo assim, o TOC é considerado um dos transtornos mais instigantes e desafiadores para a psicologia e psiquiatria.

Perguntas & Respostas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) - blog de psicologia Melkberg - perguntas - respostas - TOC - transtorno obsessivo compulsivo - pensamentos obsessivos - ansiedade - manias - ritual - mental - mania

QUANDO SURGE O TOC? 

Esse tipo de transtorno surge quando criança, adolescente ou começo da vida adulta, é muito raro ter início durante a terceira idade.

QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO TRANSTORNO?

O TOC afeta pessoas que possuem um predisposição genética, ou seja, se algum parente próximo tem, você possui grandes chances de ter. O ambiente em que você cresceu e/ou convive pode ser propício para o surgimento do transtorno, isto é, ambientes muito estressantes, de muitas cobranças ou aquele que as próprias pessoas ao seu redor, ficam te perguntando e pedindo para você verificar se o gás está desligado, se fechou a porta e etc. Atém disso, a personalidade é outro fator importante, ela é resultado da interação entre genética e as experiências de vida, que tornaram o que você é hoje, então se você é muito perfeccionista e muito cuidadoso, corre o risco de sofrer desse transtorno.

Atenção, talvez você possa ter todos os responsáveis e ainda não ser um portador de TOC, porém eventos muitos estressantes, traumáticos e de perda, favorecem o início do transtorno obsessivo-compulsivo, até mesmo uma gravidez, período de mudança de hormônio, de grande ansiedade e responsabilidade pelo bebê, também pode ser um período propício para o surgimento do TOC, devido à preocupação em demasia com o bebê.

COMO TRATAR O TOC?

Por mais que existam variadas terapias na psicologia, aconselho a terapia cognitiva comportamental. Não adianta você reprimir seus sintomas, que isso só irá agravá-los. Para tratar esse tipo de transtorno, o melhor é você entrar em contato com aquilo que te apavora e tentar o máximo não realizar seus rituais, pois você perceberá que a ansiedade se cessará mesmo sem o ritual, isso funciona como um aprendizado que deve ser feito sempre, até desaparecer os sintomas. Em conjunto com a terapia, o uso de antidepressivo pode ser feito para atenuar o ritual, e caso aconteça um evento de estresse agudo, como a morte de um parente ou perda de emprego, o uso de calmante também pode ser utilizado, porém por curto período.

Perguntas & Respostas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) - blog de psicologia Melkberg - perguntas - respostas - TOC - transtorno obsessivo compulsivo - pensamentos obsessivos - ansiedade - manias - ritual - mental - mania

Se você percebeu que possui os sintomas descritos, ou conhece alguém com essas “manias”, não ignore, pois mesmo que você ache tudo uma bobeira, algo sem lógica e idiota de ser realizado, isso é um transtorno grave e causa muito prejuízo na vida do portador de TOC, que se sente muito cobrado e responsável pelos outros, daí que vem todo o sofrimento em segredo pelo medo do julgamento.

Passe adiante, compartilhe esse conteúdo para ajudar quem precise dele e deixe seu like se você gostou desse novo formato de post em perguntas e respostas ;)

Quero fazer Psicoterapia!

Sua saúde mental merece atenção e cuidado. Aqui no Melkberg existe um espaço próprio para isso. Clique no link abaixo para agendar a sua sessão de psicoterapia online que melhor se adeque ao seu horário.

4 comentários em “Perguntas & Respostas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)”

    1. Boa noite, Terezinha. Não, o transtorno obsessivo compulsivo é um transtorno mental grave, não tem a ver com religião, mesmo que o conteúdo do pensamento possa ser de cunho religioso ou desperte muito desconforto e sentimento de culpa. É comum essa sensação da falta de controle devido à repetição e ansiedade que os pensamentos e compulsões acompanham. Esse tipo de transtorno pode durar a vida toda se não for tratado, podendo piorar em períodos de estresse e ansiedade. Aconselho a busca de um psicólogo e psiquiatra, pois o medicamento a curto prazo ajuda muito na psicoterapia e o sucesso é garantido.

      Se precisar de mais alguma informação, leia esse post…
      https://melkberg.com/2018/07/16/toc-toc-toc-a-porta-dos-pensamentos-obsessivos-e-do-ritual-compulsivo/

      Ou fale comigo, Bjs 😘

      Curtir

Deixe um comentário