Morro dos Ventos Uivantes

Sempre quis ver esse filme, mas fiquei adiando, adiando… até que, eu estava num domingo de bobeira em casa e começou a passar na tv, resolvi ver e fiquei apaixonada. Há várias adaptações, a que mais me agradou foi a de 1992 dirigida por Peter Kominsky.

Clássico da literatura e do cinema, esse romance com título original Wuthering Heights foi lançado em 1847 pela famosa escritora inglesa, Emily Brontë.

Em meio a trovões, um céu cinzento e uma terra repleta de pedras, sem verde e flores. O filme passa a sensação de um clima sombrio e angustiante vivido pelo casal protagonista Heathcliff e Catherine, uma paixão impossível aos olhos da sociedade daquela época. Toda a representação da trágica história de amor vivida por eles é transmitida pela natureza.

Morro dos Ventos Uivantes - blog de psicologia Melkberg - ódio - amor - Catherine - Heathcliff - filme

Ainda no começo do filme, Heathcliff diz a Catherine, para ela olhar o céu, desse modo, isso revelaria como seria o futuro da moça, ou seja, se o céu estivesse claro como o Sol, ela teria um futuro bonito, caso estivesse escuro com nuvens carregadas, ela teria um futuro tempestuoso.

Morro dos Ventos Uivantes - blog de psicologia Melkberg - ódio - amor - Catherine - Heathcliff - filme

Apesar do filme ter como principais temas a paixão, ódio, rancor e vingança. O início dessa longa trama mostra o amor e a solidariedade. No final do século XVIII, em uma área rural da Inglaterra, a vida de Catherine Earnshaw e do cigano Heathcliff se encontraram. Criados juntos, Heathcliff era o irmão adotivo, acolhido pelo pai dela. Todos conviviam em paz, porém Hindley Earnshaw, irmão biológico de Catherine não aceitava o cigano como seu irmão e cometia muitas crueldades contra ele.

Morro dos Ventos Uivantes - blog de psicologia Melkberg - ódio - amor - Catherine - Heathcliff - filme

Devido a morte do pai e o ódio de Hindley Earnshaw, o casal protagonista se separa. Após alguns anos, Heathcliff volta ao Morro dos ventos uivantes e fica sabendo que Catherine vai casar com Edgar Linton, um homem rico e gentil. Heathcliff sente tanta raiva que prefere fugir e ignorar o fato de que Catherine o ama, e não o futuro marido.

Catherine apresentando seu marido Edgar Linton a Heathchliff
Edgar Linton, Catherine e Heathchliff

Dois anos depois, Heathchliff constrói sua fortuna e retorna para se vingar de Hindley e Edgar e do abandono e rejeição que Catherine lhe causou. Agora, o antigo rapaz religioso e sensível, torna-se um homem cético, rancoroso e destrutivo. Decidido a colocar seu plano de vingança em prática, ele usa então, os filhos de todos que o magoaram para distribuir seu ódio, tirando os bens e a liberdade daqueles que nem o conheciam, com o intuito de atingir Hindley, Catherine e Edgar.

Heathchliff voltando ao Morro dos ventos uivantes
Heathchliff voltando ao Morro dos ventos uivantes
Isabella Linton era apaixonada por Heathchliff e ele sabendo disso se aproxima para violentar ela, para deslocar o Eodio que estava sentindo por Catherine.
Isabella Linton (irmã de Edgar Linton) era apaixonada por Heathchliff. Sabendo disso, ele se aproxima dela e a violenta transferindo o ódio que sentia por Catherine em Isabella que era inofensiva (mecanismo de defesa chamado “deslocamento” na psicanálise)

Na vida, há aqueles que usam sua experiência e fazem uma nova e diferente história e há também os que não conseguem superam a mágoa, perda e assim, toda história do passado se repete pela não elaboração de nenhum dos sentimentos que o traumatizaram, semeando todo seu rancor naqueles que são como o espelho do seu passado.

screenshot_3
Edgar Linton muito doente e preocupado ao perceber que sua filha está indo para o lado de Heathcliff 

A trilha sonora do filme é perturbardora como a paixão obcessiva de Heathcliff. Catherine foi uma jovem despreocupada que ria por tudo e usava Heathcliff como uma forma de divertimento. Quanto mais ela usava ele, mais ele ficava doente de amor por ela, não conseguindo pensar em mais nada, além disso (pensamento obsessivo). Porém, todo o sofrimento sentido por ele também atinge Catherine sob a forma de uma depressão violenta, após ela ter escolhido viver de aparências, se tornando a mulher mais rica ao se casar com Edgar Linton.

xu4yRidf.640x360.6
Catherine com depressão profunda

Quando Heathchliff perdeu Catherine, ele foi movido ao ódio e perdeu toda sua fé e crença que ainda restava. Todas as vezes que ele se decepcionava, ficava mais amargo e cético. Após tanta desgraça, somente o espírito de Catherine podia impedi-lo de continuar essa vingança e mais ninguém tinha o poder de mudar o rumo que Hethchliff tomou na vida.

Morro dos Ventos Uivantes - blog de psicologia Melkberg - ódio - amor - Catherine - Heathcliff - filme

A trajetória do longa-metragem consiste na transformação do amor em ódio. Qual seria o fim de duas almas quando elas se separam? Toda tragédia é refletida nas pedras e paisagem mórbida do Morro dos Ventos Uivantes.

Se olho para essas lajes, vejo nelas gravadas as suas feições. Em cada nuvem, em cada árvore, na escuridão da noite, refletida de dia em cada objeto, por toda a parte eu vejo a tuda imagem. Nos rostos mais vulgares dos homens e mulheres, até as minhas feições me enganam com a semelhança. O mundo inteiro é uma terrível testemunha de que um dia ela realmente existiu, e eu a perdi para sempre..

 

 

Imagens – Google 

 

6 comentários sobre “Morro dos Ventos Uivantes

  1. Há muitos anos assisti esse filme. Gostei muito ,era um filme escuro e julguei-o muito violento.
    Após seus comentários ,gostaria de assisti-lo de novo.Julgo que talvez na filmagem mais recente eu fique tão impressionada quanto você ,que faz uma análise profunda dos sentimentos das pessoas envolvidas na trama. Parabéns pelo belo trabalho!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s