Podemos Mudar Nosso Destino?

A vida é imprevisível e diante das adversidades que ela nos traz, há aqueles que se rendem e outros que lutam por uma vida melhor. Ou seja, coisas ruins acontecem e por mais que isso seja difícil de aceitar, a vida é feita disso, momento bons e ruins e você tem dois caminhos, se entregar a tragédia ou passar por cima de tudo e mudar sua história.

Apesar de ser possível um futuro melhor, são poucas as pessoas que tem a capacidade de superar momentos traumáticos, a maior parte das pessoas infelizmente pode entrar em profunda depressão, sofrer com pesadelos, flashbacks,  ter ataques de ansiedade e se sentirem aniquiladas.

A característica que falta em nós, se chama resiliência.

Boris Cyrulnik interessado nessas diferentes reações, passou a estudar a resiliência psicológica para entender o motivo de pessoas serem afetadas tão profundamente por um evento ruim, enquanto outras conseguirem reagir e elaborar circunstâncias dolorosas.

Segundo o pesquisador, a resiliência não é uma carcterística peculiar da pessoa, ninguém nasce resiliente, isso na verdade é algo construído por meio de um processo natural. Porém, pessoas com emoções mais positivas e bom humor são mais prováveis de lidar melhor com as dificuldades da vida, procurando o sentido na experiência traumática e visualizando um futuro esperançoso, por mais que o presente esteja sendo doloroso.

Antigamente pessoas resilientes eram vistas como pessoas menos emotivas, o que foi negado por Cyrulnik, pois seria somente uma questão de como elas usam a dor, o que não significa que não sentem, mas decidem lidar com a dor como um desafio a ser enfrentado.

Ao estudar crianças, Cyrulnik demonstrou através de imagens de ressonância magnética que o cérebro é maleável. Uma criança que sofreu trauma apresenta diminuição dos ventrículos e córtex (responsável por muitas das funções mentais, entre elas, a memória, atenção, linguagem e pensamento), mas se receber amor e carinho dentro de um ano, o cérebro consegue voltar a normalidade. Portanto, é muito importante que crianças com um presente doloroso, não sejam rotuladas donas de um futuro desastroso, pelas interpretações humilhantes dos adultos, pois os rótulos podem trazer mais consequências do que o trauma em si.

Esse estudo mostra bem o significado da palavra resiliência que é justamente a capacidade de voltar ao seu estado normal após uma situação crítica e fora de controle, para isso você tem que confiar ainda mais em si mesmo e superar os obstáculos.

A vida não é justa, muitas vezes não recebemos o que julgamos merecer e isso não quer dizer que você deve aceitar e se conformar com seu mau momento. Cada dia a mais que você tem na sua vida é uma chance que você tem de recomeçar e não há limites para tentativas. Se você considera que seu final não será feliz, mentalize e passe a dar um novo significado a ele, pense que esse então, não será o seu final!

Quem deseja ver o arco-íris, não pode temer a chuva.

 

 

Imagem – Pinterest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s